Domingo 21:03 enquanto observo a brincadeira do meu filho com sua caixa de brinquedos dou de cara com a imagem de  2 crianças negras na minha time line no facebook. Me chama a atenção o fato da imagem aparecer no famoso site de compra e venda estilo faça você mesmo chamado Mercado Livre, seria uma foto, uma imagem um serviço? Meu choque me paralisa diante do produto disponível para lances de R$1,00. São negros a venda! Homens, mulheres ou crianças. Segundo o anuncio por apenas R$1,00 você adquire um negro, e eles possuem diversas funções com destaque para: carpinteiros, pedreiros, cozinheiros, seguranças de boate, vassoureiros, garis e faxineiros.

A naturalidade com que o racismo é tratado pela grande massa é tamanha que não houve até o momento por parte do Mercado Livre nenhum tipo de controle que pudesse barrar o ser humano como mercadoria, mesmo se tratando de uma piada de muito mal gosto o anuncio foi criado, aprovado, disponibilizado e a compra pode ocorrer normalmente.

mercadolivre

Este é o reflexo do que a sociedade entende como a piada possível, essa é a relação Negro  x  Mercadoria da qual falamos incansavelmente nos nossos escritos e somos rebatidas com o argumento de que se trata de exagero da nossa parte.

O negro não só é tratado como mercadoria, como ainda precisamos lidar com quem não enxerga os motivos pelos quais uma luta é necessária.

Ao contrario do que você pode estar pensando agora, este não é um item pontual, isto é a personificação do dia a dia da população negra.

Aguardamos um posicionamento do Mercado Livre sobre este absurdo uma vez que em seus termos e condições de uso encontramos o item abaixo:

5. Não é permitido anunciar produtos expressamente proibidos pela legislação vigente ou pelos Termos e condições de uso do site, que não possuam a devida autorização específica de órgãos reguladores competentes, ou que violem direitos de terceiros;

Aparentemente o comercio de escravos ainda é permitido segundo a lógica do Mercado Livre que acoberta desta maneira a face de um racista atrás do anonimato.

Esta é mais uma noite de muita tristeza e decepção, que me faz perder um pouquinho da fé na humanidade.

  • Estou indignado com esta situação espero unha resposta do mercadolivre

  • Dany

    Pessoal, eu vi isso aqui no You Tube e fiquei INDIGNADA com tanta ASNEIRA dita! Denunciem este “enedino rodrigues” que o tempo todo faz comentários racistas e tentativas constantes de rebaixar a mulher negra neste video: https://www.youtube.com/watch?v=cXEbFtXthKk . Não sei se vão aceitar o post, mas espero que pelo menos leiam, pq isto é muito sério. São mensagens claramente racistas, desafiadoras e debochadas, pq o cara sabe que pode não ser punido. E sabe o que eu acho revoltante e curioso? Que para banir videos que violam os direitos autorais eles podem e fazem, mas para banir MENSAGENS RACISTAS E HOMOFÓBICAS (e é só digitar e ver abaixo dos videos INÚMERAS postagens de ÓDIO aos homossexuais, provindas de fundamentalistas “religiosos” que se dizem “cristãos preocupados com a moral e bons costumes”) eles não fazem absolutamente NADA! Onde está a ética nisso tudo??
    Aproveito para dizer que, existem dois tipos de racista: aquele que NEGA com desculpas do tipo “é só minha opinião”, e ainda se fazem de vitima, alegando que “qualquer coisa é chamada de racismo, ninguém mais pode se expressar” e o que deixa escancarado seu preconceito com deboche, por saber que nada será feito contra ele, que é o caso desse cidadão que “aparece” sob um fake de pé branco…. ridículo e o cúmulo do absurdo! Provavelmente um cara com perfil de troll, no mínimo um sádico e talvez um skinhead, apesar de não citar morte aos negros, mas percebe-se que são intencionais a tentativas e certezas de humilhação a quem lê e provavelmente se sentirá ofendida.
    Se estiver demais o que postei, deixo aberta a sugestão de um novo post para dar ênfase para denúncias sobre estas mensagens de conteúdo pejorativo.

  • Um adolescente do RJ

  • Prenderam o infeliz autor desse anúncio, segundo esta nota que saiu no Portal Imprensa:

    http://www.portalimprensa.com.br/cdm/caderno+de+midia/63359/jovem+acusado+de+publicar+anuncio+falso+sobre+venda+de+negros+e+preso+no+rj

  • O Mercado Livre deveria ser responsabilizado por permitir um anúncio desses. O anunciante deveria ser preso, mas o site tem que pagar também. Não dá para dispensá-lo da culpa se ele próprio permite a publicidade! Como o site não gerencia o que é postado? Quer dizer que se o anunciante tivesse pago para divulgar o anúncio na primeira página eles teriam acatado?

  • Cidadã pernambucana

    Apresentei uma “denúncia” por meio do sítio eletrônico do Ministério Público Federal do meu estado (Pernambuco). Sugiram que vocês façam o mesmo;

    Prezados,
    na primeira semana do mês de janeiro, e reiterando um episódio ocorrido no início de 2012, o sítio eletrônico do MERCADO LIVRE divulgou um anúncio (já aprovado pela política da empresa) de aquisição de negros, sob a frase “negros com as mais diversas utilidades”. Esse anúncio, após passar por eventuais políticas de filtragem do site, foi publicado e, além disso, foi objeto de diversos comentários de usuários e de apreciação (“curtidas”) por meio de sites de relacionamento.
    Existem pessoas por trás da livre propagação do racismo por meio da rede mundial de computadores e, sobretudo, uma sociedade empresária que vem servindo de veículo para a institucionalização desse crime inafiançável.
    O Brasil, como é de pleno conhecimento dos senhores, não somente positivou a vedação ao racismo, como também se comprometeu por meio de convenções internacionais ao seu combate.
    Em seguida, colaciono dois “blogs” que noticiaram o ocorrido e efetuaram o “print screen” das páginas em comento:
    http://br.noticias.yahoo.com/blogs/jornalismo-wando/vende-se-negros-no-mercado-livre-011310727.html
    http://blogueirasnegras.org/2014/01/05/mercado-livre-vende-negros-por-um-real/#comments

  • Demétrio de carvalho

    Se houve ou não a publicação, é muito grande o número de publicações no ML, com certeza seria quase impossível o controle,mas a minha opinião se houve a publicação, quem sabe que tudo isto é fruto da concorrência. é um caso a pensar!. Mesmo assim continua sendo crime o racismo.

  • Miguel

    se o mercado livre sabia ou não? se não sabia vejo que não é uma empresa séria! acho que vou parar de comprar nesse site, e vcs não comprem nada no cartão no ML pq eles não tem controle de nada, e com certeza esse site é um solo fértil para golpistas!!! tomem cuidado! e acho que tem como rastrear o criminoso sim, um bom profissional que é um hacker consegue!!!

  • El Nico

    Embora eu deteste o ULTRA-MORALISMO, eu sei diferenciar piada e falta de senso. Isso com certeza é falta de senso e merece sim uma punição. E se o Mercado Livre aprova os anúncios antes de irem pro ar, eles também merecem uma punição.

  • Pedro Aldair

    Não creio nessa notícia. Se é verdade, por que você não postou o link?
    Qualquer um pode montar um print desses e sair divulgando mentiras.
    Desculpe-me, mas se você quer credibilidade, deveria por o link e não apenas a imagem.

    • O Link não foi disponibilizado na matéria exclusivamente porque não tinha a menor intensão de divulga-lo, mas nos prints você pode observa-lo por completo. Você pode visitar nossa fanpage e confirmar que o Mercado Livre não apenas confirmou o ocorrido como em nota se colocou a disposição da justiça. Abraços

    • Hilana Dias

      Ninguém aqui está atrás de credibilidade, eu pessoalmente tenho conta no ML e no domingo mesmo, apenas joguei o título do anuncio na busca do ML, e o anúncio foi aberto, tinha até um “interessado” que comprou só para ter acesso aos dados do criminoso e poder denunciá-lo à Polícia Federal; acontece que já na segunda-feira em decorrência das denúncias de alguns usuários do ML, eles o removeram. Então, mesmo tendo o link, que está inclusive citado em alguns comentários anteriores, o mesmo não será aberto, visto que já foi removido pelo ML.

  • Lio Junior

    O Mercado Livre é conivente por sua incompetência SIM. Já cansei de ter anúncios de mercadorias sérias recusados por esse site medíocre sob as mais idiotas alegações. O controle deles é PODRE ! Quanto a quem publicou essa imbecilidade, CADEIA E PRONTO. RACISMO É CRIME !!!

  • Maria Rita, onde o ML postou a nota sobre o anúncio? Poderia por favor colocar o link aqui?

    • Karla o Mercado Libre não publicou a nota, encaminhou direto para meu e-mail. Deixamos a nota disponível na nossa fanpage e está a disposição da justiça também.

  • Agnês

    Tiraram o anuncio, mas isso não diminui a responsabilidade que o ML tem, vi esse anuncio ontem e fiquei indignada, a que ponto chegamos é vergonhoso, não há desculpas li alguns comentários dizendo ser uma piada esse anuncio, desde de quando Racismo é piada?? Vergonha vergonha.Quem fez o anuncio deveria ser rastreado até se achado sei lá como, mas deveria .Deveria ser punido pelo que fez, é por uns e outros acharem esse tipo de coisa é piada , que continuamos assim , até quando isso?

  • zenio

    Pronto, em menos de um dia saiu do ar o anúncio. Eles foram bem eficientes nesse ponto. Agora resta a justiça intimar o ML para abrir os dados do vendedor, mas provavelmente não vai dar em nada. O vendedor deve ter usado dados falsos e provavelmente escondeu o IP.
    Querem mais o que do Mercado Livre?

  • Gisele

    Maria Rita não acreditei quando li seu texto, você está partindo do pressuposto que aquele anúncio era verdadeiro e que o mercado livre concorda com comércio de escravos, isto é absurdo, aquele anúncio era uma “piada” de mal gosto postada por algum racista para provocar a sociedade, acreditar que aquele anúncio é real beira a sandice. Sua posição deveria ser de criticar o mercado livre por não ter uma ferramenta que detecta falsos anúncios, e não de dizer que o mercado livre concorda com aquele anúncio, precisamos ter mais senso crítico ao criticar coisas na internet

    • Gisele entenda que racismo não é “piada”, e não deve ser permitido de maneira alguma. Então não parto do pressuposto, parto daquilo que o anuncio é RACISMO. No mais o próprio mercado livre reconheceu do que se trata e já emitiu a sua nota. Racismo nunca irá provocar a sociedade, racismo é crime e nada mais.

    • Hilana Dias

      “Piada?? Mas cadê a piada? Isso é um crime”. E esse crime faz alusão ao cruel e desumano tráfico negreiro, ou será que teremos que “desenhar” desde o dia 16 de junho de 1452, pra que se consiga fazer enxergar e entender o que realmente há por trás desse lixo de anúncio e desse racista abominável escondido por detrás dele? Se ele quer fazer “piada”, vá fazer piada com os de sua própria escória… Sabe porque todo racista se esconde? Porque é covarde, porque tem medo de mostrar a cara, medo da possibilidade de um dia de “Mississipi em chamas”, aqui no país. É uma pena, mas uma pena mesmo, que milhares de afro brasileiros ainda não perceberam, nem entenderam, nem se deram conta de que não são moreninhos, não são mulatinhos, não são clarinhos, de que são na verdade, negros e negras. Conivência é crime sim, omissão também o é; e limpar a cena de um crime, nunca jamais desqualificará um crime. O ML é responsável sim, e deve responder por tal. Sandice, é acreditar que não existe racismo no Brasil, aliás, todo aquele que nega o racismo no Brasil, é tão racista quanto os racistas velados, sandice é considerar um crime explicitamente de cunho racista, como um mera e simples “piada de mau gosto”. Ah! Faça-me o favor…

    • Josefa Neves Rodrigues

      Concordo com seu ponto de vista, Gisele!

  • Aparentemente o anúncio lamentável já foi retirado. Mas mesmo assim também denunciei no site da PF!!!!

  • Maria Rita, você tem o link original do anúncio? E também teria o link original da postagem no facebook? Gostaria muito de denunciar, mas até agora não encontrei o link no ML e nem no facebook.

  • Gyaru

    Mercado livre é terra de nimguem varios fakes
    inclusive os vendeodres sofre com fakes feitos pela concorrencia desleal realizando compras fantasmas para ferrar novos vendedores.
    vc vai abrir uma reclama~ção eles falam que pedem cpf
    o que é uma mentira deve ter milhares de cpf falsos
    por isso da brexa a essas palhaçadas

  • Julinha

    Esse é perfil do dono do Mercado, ele se chama Marcos Galperin
    https://www.facebook.com/marcos.galperin
    Vamos deixar uma mensagem pra ele inbox todo mundo que ler esse artigo. Assim ele tomara as medidas cabíveis.

  • Isso é um absurdo..Não só a palhaçada que foi colocada .Mas os animais que fizeram e os que permitiram e ainda se divertem com isso.

  • Andréa

    Parece-me que o anúncio foi excluído. Não consegui acessar. Acho importante, além de denunciar na polícia federal e outros meios, no próprio anúncio.

  • O ML não tem culpa direta pela aprovação do anúncio, mas tem uma culpa indireta em permitir que isso aconteça mais de uma vez, em permitir que um vendedor tenha a possibilidade de sigilo total de suas informações, e também por não incriminar a pessoa que o fez. A simples denuncia que coube a nós só resulta na simples exclusão do anúncio, enquanto quem o fez continua por se achando incrível com a “piada”. Lamentável…

  • Mais do que pensar em sim ou não, culpado ou inocente, bem e mal, devemos pensar antes em lutar contra o racismo e derruba-lo. O Mercado Livre é menos responsável que o anunciante? Talvez, pois o segundo pôs o anúncio, mas o Mercado Livre deveria ter melhores mecanismos de denúncia e rastreamento, fiscalização pelos usuários e por sua própria equipe, talvez com categorias para denúncia: (machismo, contrabando, racismo, produto ilícito, etc). Vamos atuar contra aquele que tem ALGUMA responsabilidade, basicamente por dois motivos: 1) É justo, apesar de não ser tão justo quanto atuar contra os dois envolvidos (anunciante e site). 2) Ajuda a lutar em prol da causa da igualdade racial.

  • Hum , estranho … quando a piada e feita em portugues , asiaticos , judeus , gays , indios , brancos isso todos levamos apenas com bom humor , mas se contra negro , isso ja cria um racismo , preconceito e etc.. em pleno 2014 existe esse “blablabla” sem nexo algum, preconceito e uma coisa “relativa” dependendo da maneira ou da situaçao… no meu caso sou judeu e ja ouvi e vi varias piadas pejorativas , mas sempre levo da melhor maneira possivel…

    • Marcus, aqui nós não levamos com “bom humor” a piada que magoa. É inaceitável a piada de portugues, asiatico,judeu , gay, indio ,branco se a piada é ofensiva. Não existe preconceito ou racismo “relativo” ou a gente tem ou não tem. Eu sinto muito se você aceita piadas sobre judeus da melhor maneira possível, nossa luta é para que você não precise disso no futuro, e se você aceita ser tratado desta maneira eu só posso lamentar porque mesmo eu não sendo judia eu me levanto contra piadas sobre judeus 😉

    • Hilana Dias

      Piada?? Mas cadê a piada? Isso é um crime. O que você faria se anunciassem você, sua família ou qualquer representante do povo judeu num desses sites de compra e venda da vida? Quem sabe pela bagatela de R$ 1,99 por “peça”, já que a coloração da pele não é a negra? Porque somente os crimes cometidos contra os judeus podem ser considerados crimes contra a humanidade, e todas as atrocidades cometidas contra os africanos, nós devemos sempre desconsiderar, aceitar tudo como um mau entendido, ou como uma simples “piada”? Penso que o pior racista é o racista do Brasil, porque é covarde e dissimulado, não mostra a sua verdadeira face, e fica se escondendo por detrás de uma máscara e de um discursinho barato e hipócrita de que em nosso país não existe racismo, que somos um país miscigenado, e todo esse blá, blá, blá… Eu sou afro brasileira, não sou judia, mas os meus antepassados eram judeus, e a única coisa que me consola, é que no céu não haverá lugar para racistas, então todo racista um dia será preto, porque o seu lugar será queimando atormentado eternamente, no lago que arde em fogo e enxofre.

  • Kleber

    Você clicou em “denunciar” no próprio anúncio?

  • Ponha o link da pagina colado aqui ou no Face, assim fica mais facil e mais rápido de fazer a denúncia

  • Vanessa Rodrigues

    Já fiz minha denuncia pelo site da Polícia Federal.
    http://denuncia.pf.gov.br/

    • Eu tambem na PF e no ML

    • Vanessa Rodrigues

      Acho que se denunciarem no ML e eles excluírem, fica mais difícil da Policia Federal rastrear quem foi, bom mas posso está errada, de qualquer forma espero que o(a) imbecil que publicou aquilo seja preso(a)!!!!!!

  • Simples, como tenho conta no ML, entrei lá e denunciei, já já não está mais lá.

  • Através deste link podemos formalizar uma denúncia a Polícia Federal contra o site: http://www.dpf.gov.br/servicos/fale-conosco/denuncias

    Vocês poderiam apenas disponibilizar o link do Mercado Livre onde se encontra esse crime!

  • Não tem como rastrearem o ip do computador da pessoa que criou esse anuncio? Acho muito mais valido que culpar o mercado livre (mas nao tiro a culpa do site tambem, tem que se retratar!!) Denunciem pra policia federal!
    http://denuncia.pf.gov.br/

  • ADRIANA

    Sou negra, e estudante de Pedagogia. estou realizando a minha pesquisa monografica em uma escola estadual aqui na minha cidade (Amargosa- BA). Pesquiso sobre como a escola vem contribuindo para a formação e valorização da identidade sociocultural negra. Percebo que de forma “fragmentada” a Lei 10.639/03 vem sendo colocada em prática, pois os alunos e alunas começam a reconhecer as influências da cultura negra em nosso país, nos aspectos musicais, religioso, linguísticos…mas eles ainda não conseguem reconhecer-se enquanto negros/afrodescentes. Isso chega a ser triste, pois nessa escola a maioria dos alunos e alunas são negros e de periferia. Só ao assumir a negritude que esses meninos poderão fortalecer a nossa luta por respeito!

  • Hilana Dias

    Gente! Eu praticamente acabei de mandar uma denuncia para o e-mail da DECRADI – E-mail: delitosintolerancia@ig.com.br; copiei o link do anúncio do Mercado Livre e colei; o criminoso é tão covarde, que o anúncio foi feito através do Mercado Pago e não dá pra acessar nenhuma informação do perfil dele. Denunciem no e-mail da DECRADI – Delegacia de Combate aos Crimes Raciais, e se puderem, liguem também amanhã, segunda-feira dia 06/01/2014 para (11) 3311-3555 ou 3311-3556 ou 3311-3557.

  • Allyson Silverio

    o site da policia federal possui um email para crimes na internet (crime.internet@dpf.gov.br) _ e um link para Pedofilia, racismo, genocídio e tráfico de pessoas > http://denuncia.pf.gov.br/

    O preenchimento é rápido e não pede nenhum dado pessoal do denunciante!

  • celosvaldoMarcelo

    Maria Rita, sugestão: compre e você terá acesso aos dados do usuário como telefone e provavelmente um email. Com estes dados pode-se ir atrás para abrir um processo ou ao menos uma notificação extrajudicial. O mais provável é que seja um adolescente insensível e pouco educado em relação às questões étnicas, mas acho que vale a pena uma notificação.

  • Fabio Amorim

    Ah, para com esse mimimi. Você está atacando o Mercado Livre, como se fossem eles quem anunciassem os produtos. Foi algum retardado, que logo logo será denunciado e sairá do ML. Denegrir a imagem de uma empresa de maneira tão tosca só para fazer barulho também me faz perder um pouco a fé na humanidade.

    • Fabio a partir do momento em que o anuncio é aprovado e publicado passando pela politica do Mercado Livre ele é tão responsável quanto quem o publicou. Também deveria ser responsável por garantir que o anuncio fosse feito por um individuo real, com dados reais para que eventos como este não ocorressem sem que o idealizador da trollagem fosse punido adequadamente. Esta é a 5º vez que o anuncio de negros aparece no Mercado Livre e você ainda acha que uma empresa deste tamanho não tem capacidade de manter uma vigilância? E se fosse o anuncio de bebês, mulheres ou orgãos? Tudo bem pra você?

    • Baby Siqueira Abrão

      É preciso responsabilizar o ML, sim. E levar o caso às autoridades competentes em nível federal. Isso não pode ficar assim.

    • Se a política do ML fosse séria, no mínimo já saberia o autor da façanha e poderia através da justiça puxar os dados dele. Mas aposto que nenhum dos dados foram verificados, então SIM o ML merece ser responsabilizado e até tomar um processo grande no meio do rabo para aprender a fazer direito.

    • Fabio, o ML tem responsabilidade de verificar o que está sendo anunciado. Ou eu posso começar a anunciar maconha e pó? Fala sério!!

  • Janaina Rochido

    “um pouquinho da fé na humanidade” – um pouquinho? Colega, eu já perdi foi praticamente tudo… é impressionante como, em pleno 2014, o ser humano dá a cada dia provas mais irrefutáveis de INvolução. O Mercado Livre deveria retirar esse anúncio e denunciar à polícia o autor sem precisar nem de intervenção externa. Mulheres, negrxs, LGBT, indígenas… nossa rotina é lutar, lutar, lutar… como eu queria um pouco de descanso às vezes! 🙁 #desabafo

  • Hilana Dias

    Delegacia de Combate aos Crimes Raciais e Delitos de Intolerância – São Paulo

    Endereço: Rua Brigadeiro Tobias, 527, 3º andar, Luz Atendimento: das 9 às 19h Telefone: (11) 3311-3555/3556/3557 DHPP: 3315 0151 r. 248 – Fax: 3311 3342
    E-mail: delitosintolerancia@ig.com.br;

  • Hilana Dias

    Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (DECRADI)
    Rua Brigadeiro Tobias, 527 – 3º andar Luz – SP
    Tel.: (11) 3311-3556/3315-0151 ramal 248

  • Fabiana

    To tão indgnada….. q tive que ir até o ML ver essa palhaçada…..
    Vergonha…. repudia….. asco….. nojo!
    queria poder fazer alguma coisa pra lutar contra isso!!!!
    beijo pra vc!

    • e vc achou? eu não. Acho que tiraram do ar.
      indignação total.

  • Olha, não sei o quanto podemos responsabilizar o Mercado Livre por isso. O que deve ser feito é uma denúncia do usuário não só ao próprio Mercado Livre, mas à Polícia Federal.

    O que eles fornecem é, basicamente, o espaço. As pessoas utilizam de qualquer maneira (“qualquer maneira” entre aspas mesmo, porque deve-se respeitar não só as regras do site, mas leis relacioandas também…).

    Bem, de qualquer jeito, espero que a pessoa que criou esse anúncio seja devidamente punida. Ninguém faz uma “piada” dessas sem saber o peso de suas conseqüências, sem saber o tipo de comportamente a que estão dando continuidade… =/

    • Pelo menos pra EU criar meus anuncios, sempre fica um periodo (de pelo menos algumas horas) “esperando aprovação”, onde em tese estão verificando se meu anúncio atende a todas as regras do site. Então, sim o mercadolivre APROVOU esse anuncio!

    • Bem lembrado, Anne. Fico na dúvida se realmente verificam o anúncio ou aprovam aleatoriamente, mas se esse é o caso, realmente alguém foi muito, MUITO irresponsável (pra dizer o mínimo). Agora se a pessoa viu isso e aprovou, mil vezes pior. Enfim, não consegui ver o anúncio. Acredito que o ML tenha tirado, mas o que queria mesmo é saber se pelo menos a pessoa foi denunciada criminalmente (pelo MercadoLivre ou por qualquer um que tenha visto) porque isso é mesmo caso de Polícia (tenho usado o site da Polícia Federal pra denúncias de crimes online, e também tem o SafeNet Brasil, que recebe denúncias e repassa pra eles).