Dada esta suposta possibilidade de ascensão de classe, no Brasil, pra quem quer melhorar de vida o segredo é: conquiste por mérito próprio seu lugar, certo? Não, infelizmente é preciso dizer que não é por aí.
  • Constatação

    Oxalá vivam Taís Araújo e outras tantas diante e vocês.

  • Natália

    Foi ele mesmo, claro. Isso sem contar o desrespeito do apresentador com as pessoas gordas também, categorizar por beleza…

  • É a questão do cabelo é muito complicada, e quando você diz que existe as pessoas riem de você e acham exagero. Eu sou mestiça de branco e negra, tenho a pele clara e cabelo bem cacheado, uso ele afro agora, do jeito que ele é, mas sei bem o que é sofrer com progressivas. Me lembro de sair só com a minha mãe e ela ver um conhecido, e ele admirar de ela ter uma filha “branca”(sempre achavam que ela fosse a babá), e depois dizer algo como “é pelo cabelo da pra notar”, como se o único defeito fosse o cabelo “duro” (que na verdade é puxado da familia do meu pai, que é branco, mas tem mãe negra, da parte da minha mãe, a família é bem misturada, e a descendência indígena garantiu que a maioria, incluindo ela, tivessem um cabelo ondulado bem levinho.) Nem sei bem porque contei isso, mas meu ponto aqui é que cabelo de preto, pra sociedade é defeito, é atestado de incompetência; Eu tenho 19 anos, e procuro trabalho desde os 16 e até hoje eu não consegui; quando eu tinha 16 e cabelo esticado, era chamada pras entrevistas, mas nunca passava; era porque sou gorda, porque quando eu voltava nos lugares, tinha uma branca e magra trabalhando lá que não tava antes (outro defeito visto pela sociedade, mas essa é outra conversa). Hoje eu posso entregar 20 currículos que não sou nem chamada, e quando sou, sempre perco a vaga pra uma menina magrinha e de “cabelo bom”. A esperança é que depois de ter diploma isso mude pelo menos um pouco, mas tá difícil, porque sem trabalho, sem dinheiro pra estudar, e assim segue o Brasil, que diz que é um pais de todos, mas experimenta não ser rico, e branco pra ver.

  • Daniela L.Souza

    “Quem é negro sabe. Chegamos: e antes de falarmos qualquer coisa, nossa negritude já falou por nós. ” Este trecho não sai da minha cabeça. Quanta verdade!

  • Marcio Arruda

    Só não entendi uma coisa: quem disse a frase? a menina ou o Silvio Santos?

    • Lissah

      O Silvio q falou. Ele perguntou o q ela queria ser, ela respondeu q era atriz e aí ele soltou: “Mas com esse cabelo?”

    • Daniela L.Souza

      Silvio falou.