#AsNegaReal – Episódio 01

O primeiro episódio de #AsNegaReal, websérie feitas pelas Blogueiras Negras para discutir O sexo e as nega da Rede Globo está ano ar! Nesse primeiro vídeo discutiremos o conceito da série, seu protagonismo, o não-lugar da mulher negra na sociedade brasileira e a violência simbólica que a série global significa.

O primeiro episódio de #AsNegaReal, websérie feitas pelas Blogueiras Negras para discutir O sexo e as nega da Rede Globo está ano ar! Nesse primeiro vídeo discutiremos o conceito da série, seu protagonismo, o não-lugar da mulher negra na sociedade brasileira e a violência simbólica que a série global significa. Agradecemos a presença especial de Djamila Ribeiro, feminista negra, blogueira de A carta capital e diva de nós todas. Nosso especial obrigada para Gabi Porfírio, Aline Djokic e Maria Rita Casagrande que fizeram esse primeiro episódio ganhar vida. E agora, ao vídeo!

You May Also Like

Política e afetividade: a importância das relações de irmandade na sobrevivência das mulheres negras

Se é verdadeiro que nada fazemos sós, qual é o papel dos grupos e coletivos na manutenção da existência saudável e verdadeira de suas/seus componentes? Penso que, se é necessário que se pense e atue em grupo para a existência dos coletivos, é também função coletiva apoiar, dar suporte e encorajamento às diversas necessidades pessoais apresentadas pelas pessoas que constroem e compõem essa coletividade. Vou me ater especificamente à necessidade de apoio afetivo nas relações de construção política entre mulheres negras.

Os privilegiados têm cor, classe, gênero e endereço certo!

Pois estou aqui pela resistência de minhas ancestrais, Vaulice, minha mãe, Zilma , minha vó, as Cláudias, as Dandaras e as Jandiras. Todos as minhas ancestrais negras que lutaram e resistiram a violência sexual, ao estupro, e lutaram como panteras para que hoje eu e minhas companheiras negras chegassem até aqui fortes e cientes de sua missão que é representar um ideal coletivo e não um ideal individualizado.