Mandume Coletivo Cultural promove a 1o Conferência Pernambucana de Produções Culturais Negras

Buscando promover a produção cultural e artística negra no estado de Pernambuco, o Mandume Coletivo Cultural irá realizar entre os dias 22 e 26 de fevereiro, por meio do canal do Museu da Abolição, a I Conferência Pernambucana de Produções Culturais Negras (Copecune).

Com o tema: “PRODUÇÕES CULTURAIS, NEGRITUDE E MEMÓRIA” a realização da I Copecune pretende abordar o debate sobre a produção cultural da população afro-pernambucana, em especial, comoessa vem experienciando e utilizando “novas” maneiras de pensar, criar e ressignificar seus processos, se utilizando de suas memórias afetivas, ancestrais, territoriais, corporais e outras. Uma urgência quando se trata do atual estado de calamidade, devido a pandemia, que afeta toda cadeia produtiva da cultura, em especial, pessoas negras. Se fazendo necessário falar sobre perspectivas que estão ainda mais à margem das diversas formas de fomento e fruição.

Homenageada Lucia dos Prazeres. Foto Rafael Medeiros

O evento constitui um marco nos estudos étnicos-raciais em Pernambuco, reunindo pessoas negras – principalmente pernambucanas – para participar, discutir e deliberar sobre os rumos das produções culturais negras nas periferias, centros culturais e nos estudos acadêmicos. Nesta primeira edição a Copecune homenageia dona Lúcia dos Prazeres, responsável pelo livro “Terça Negra no Recife: Música, Dança, Espiritualidade e Sagrado”, uma pesquisa que reúne histórias sobre o fortalecimento da identidade, cultura e espiritualidade de afro-pernambucanos, vividos a partir da histórica Terça Negra recifense.

A conferência contará com três mesas de debates, são elas:

MESA 1 – O escoamento da produção cultural e intelectual negra dentro e fora da academia
DATA: 22 de Fevereiro de 2021 – segunda-feira – 19h às 21h30
Participação da Dra. em história, Angélica Ferrarez; e da pesquisadora das culturas negro-africanas, Nathalia Grilo.

MESA 2 – Montagem de projetos para além dos editais
DATA: 24 de Fevereiro de 2021 – quarta-feira – 19h às 21h30
Participação da produtora cultural, Isabelle Ferreira; da coordenadora das Blogueiras Negras, Larissa Santiago; e do produtor cultural, Wellington Silva.

MESA 3 – Produção cultural negra-pernambucana nas encruzilhadas do tempo
DATA: 26 de Fevereiro de 2021 – sexta-feira – 19h às 21h30
Participação do grafiteiro e idealizador do Leilão em Chamas, Carbonel; e da mestra em Ciências da Religião UNICAP, Lúcia Prazeres.

A ação também contará com apresentação de trabalhos submetidos para compor os simpósios
temáticos da Copene e que na sequência serão publicados na revista do evento. São eles:

Simpósio 01 Artes Visuais – 23 de Fevereiro de 2021 (14h às 17h30)
“Negritude nas Artes Visuais” – coordenado pelo artista visual, mestrando em Artes Visuais UFPE e fotógrafo, Rennan Peixe.

Simpósio 02 Audiovisual – 24 de Fevereiro de 2021 – (14h às 17h30)
“Frames da Realidade Negra” – coordenado pela documentarista, diretora de cinema e Cientista
Social UFF, Éthel Oliveira.

Simpósio 03 – Estudos Históricos e Culturais da População Negra – 25 de Fevereiro de 2021 – (14h às17h30)
“Estudos e Inventivos Negros” – coordenado pela doutora em Estudos Étnicos e Africanos UFBA e professora do Departamento de História na Universidade Federal de Pernambuco, Luiza Reis.

O evento é totalmente gratuito e será transmitido pelo canal do Museu da Abolição:

A pré-inscrição pode ser feita através do formulário.

Lembrando que todo evento terá certificação disponível para ouvintes a partir da assinatura do formulário digital disponibilizado durante as mesas e simpósios da Copecune.

A I Conferência Pernambucana de Produções Culturais Negras, organizada pelo Mandume Coletivo Cultural e com o apoio institucional do Museu da Abolição, nasceu da aprovação do Concurso Formação e Pesquisa – LAB PE, da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco – SECULT-PE, uma iniciativa do fundo de apoio à cultura Aldir Blanc. A curadoria do evento é da graduanda em História e produtora cultural, Isabelle Ferreira; e do Comunicador Social e também produtor cultural, Wellington Silva.

Mais informações sobre a Copecune podem ser encontradas no instagram do coletivo:

O QUE: 1º Conferência Pernambucana de Produções Culturais Negras

QUANDO: 22 a 24 e fevereiro de 2021

ONDE: Youtube do Museu da Abolição