Movimento artístico ocupa o teatro espanca de 28 de maio a 2 de julho com a apresentação de 15 cenas/espetáculos seguidas de um debate com o público

5ª temporada da segundaPRETA vai receber no teatro espanca!, de 28 de maio a 2 de julho, sempre às segundas-feiras às 20 horas, quinze cenas/espetáculos/performances de Belo Horizonte, Contagem, Ouro Preto e São Paulo.  A abertura da programação será com a Laia Cia. de Danças Urbanas, apresentando seu espetáculo Nada mais é.

Na programação, também haverá a terceira edição segundaPRETINHA, voltada para o público infantojuvenil, que acontece no domingo 10 de junho, no Parque Municipal Américo Reneé Giannetti, na Praça do Trenzinho, às 10 horas da manhã, com entrada gratuita.

A segundaPRETA abriu um chamamento para compor sua programação de 3 a 10 de maio e recebeu cerca de 20 propostas de artistas negros de várias cidades. Foi a primeira vez que o movimento recebeu mais cenas do que o tempo de programação comporta, o que reflete o fortalecimento cotidiano da iniciativa.

Permeada por questionamentos sobre o racismo estrutural, a segundaPRETA tem seu campo da criação e sua estrutura produtiva atravessada pelo debate referente à raiz da estruturação cultural eurocentrada da linguagem cênica. Um movimento de arte de pretas e pretos para pretas e pretos e com pretas e pretos.

A bilheteria da segundaPRETA abre uma hora antes do início das apresentações. Os ingressos têm preços populares (R$ 10,00 e R$ 5,00). Moradores localizados fora dos limites da avenida do Contorno pagam meia-entrada.

Na calçada em frente ao teatro, o projeto recebe empreendedores negros para comercializar seus produtos (Livraria Bantu, Kitutu-Gourmet, Afronta Estamparia, Pedro Neves, Arte de Maria e a lojinha segPRETA).

Homenageada

Como em todas as suas edições, a segundaPRETA prestará novamente homenagem a uma mulher negra viva. Durante essa temporada, a escolhida foi a escritora mineira Conceição Evaristo. Entre os livros publicados destacam-se PonciáOlhos d’águaBecos da Memória e Insubmissas lágrimas de mulheres. A artista tem suas obras permeadas pelas as temáticas da discriminação racial, de gênero e de classe.

Até a quarta temporada já foram homenageadas da segundaPRETA, a atriz carioca Ruth de Souza, conhecida como a “dama negra do teatro e do cinema”, a artista Zora Santos, também conhecida por seus dotes na culinária afromineira e a poetisa e ensaísta Leda Maria Martins, especialista em Teatro Negro, e a escritora mineira Ana Maria Gonçalves.

segundaPRETA

Segunda-feira é dia de Exú que, em iorubá, significa “esfera”, aquilo que é infinito, que não tem começo nem fim. Exú é o princípio de tudo, a força da criação, o nascimento, o equilíbrio “negativo” do universo, o que não quer dizer coisa ruim. Exú é a célula mater da geração da vida, o que gera o infinito, infinitas vezes. É considerado o primeiro, o primogênito: responsável e grande mestre dos caminhos, o que permite a passagem, o início de tudo. Exú é a força natural viva que formenta o crescimento. É o primeiro passo em tudo. É o gerador do que existe, do que existiu e do que ainda vai existir.

Vem daí a ideia de ter a segunda-feira como ponto de partida para a experimentação, criação, reflexão e discussão sobre o que os artistas negros da cidade estão pensando, produzindo, propondo, compartilhando com o público.

A segundaPRETA é movimento artístico e político que promove reflexões sobre a arte feita por artistas negras e negros por meio de suas temporadas, além de também realizar atividades de entre-temporadas com debates meio da ação cinemaPRETO e documentar as atividades realizadas no projeto com o cadernoPRETO.

Até o momento, da primeira à quarta temporada, a segundaPRETA somou um público de cerca de 1770 pessoas no teatro espanca! para assistir 47 espetáculos/cenas/performances, além disso o movimento contou com o envolvimento e participação de cerca de 210 pessoas para manter sua programação e produzir cada dia de evento.

O movimento contou com o patrocínio do BDMG Cultural e BDMG, por meio do programa Pró-Equidade, na segunda e também nessa quinta temporada.

 

O QUE:  segunda PRETA | 5ª temporada

QUANDO: Toda segunda-feira de 28 de maio a 2 de julho, sempre às 20 horas

ONDE: Teatro Espanca! Rua Aarão Reis, 542, centro, Belo Horizonte