OFICINA/DEBATE:
A oficina pretende expor os movimentos ativistas atuais no campo da moda pela ótica do povo negro. Entre os temas abordados temos mercados de troca, movimentos urbanos, digitais e festivais, mostrando a conexão entre moda, cultura e política.

O EVENTO:

Com o tema “Águas: Caminhos para a Sustentabilidade”, a iniciativa busca planejar, junto a agentes de diferentes esferas da sociedade, ações locais que visem a sustentabilidade da água, em diálogo com os diferentes contextos urbanos, sociais e hídricos do território pernambucano.
No Brasil, o INCITI – rede de pesquisadores da UFPE é responsável pela realização do evento pelo segundo ano. Desta vez, a programação estará integrada à trilha Cidades Inteligentes e Sustentáveis do REC’N’PLAY Festival, que acontecerá em todo o Bairro do Recife.

OLUYIÁ FRANCA:
Tecnologia em design de moda, ilustradora, estilista e artesã. já atuou como professora voluntaria de historia da moda Negra nas Américas no Daruê malungo, foi delegada do setor de moda de PE pelo CNPC. Tem artigos publicados no Congresso Internacional Negócios da Moda.

Trabalha em sua marca de vestuário apresentando uma unidade de modelos atemporais na busca por sustentabilidade e consumo consciente, onde se preocupa com a individualidade das peças tanto na modelagem exaltando o minimalismo, como nos tecidos. Uma silhueta desconstruída e minimalista que trabalha o padrão corporal feminino e desfaz as proporções esperadas, transformando a vestimenta em uma declaração de poder.

Na sede do Inciti.