“Enegrecer a Política” lança campanha nacional pelo voto em candidaturas negras 2020

#EnegreçaSeuVoto terá ações virtuais e presenciais, divulgação de pesquisas, lives sobre agenda negra, plantão jurídico e encontro nacional de candidaturas negras até novembro. Projeto visa aumentar representatividade negra nos espaços de disputa e poder de decisão

População negra, especialmente as mulheres, ainda são grande minoria nos espaços políticos brasileiros de disputa e decisão. Foto: Ana Carolina Lourenço.

População negra, especialmente as mulheres, ainda são grande minoria nos espaços políticos brasileiros de disputa e decisão. Foto: Ana Carolina Lourenço

O projeto “Enegrecer a Política” lançou nesta terça-feira (31) a campanha #EnegreçaSeuVoto por mais votos em candidaturas negras nas Eleições 2020. A aposta da iniciativa está em dar visibilidade às candidaturas negras e suas agendas como forma de fortalecimento da democracia representativa do país.

Mas também visa fazer refletir sobre séculos de perpetuação de uma elite branca no poder e como isso tem influenciado nas mazelas sociais e na desigualdade que enfrentamos até hoje. A campanha #EnegreçaSeuVoto segue até o dia 15 de novembro, nas mídias sociais e presencialmente.

A partir dessa semana, a iniciativa fará uma primeira etapa educativa trazendo dados sobre a situação da população negra e pobre no Brasil, e, em um segundo momento, ao olhar ao futuro, pensar em como políticas e políticos negros têm lutado em favor da democracia representativa. Além disso, vai apresentar candidaturas negras e discutir suas agendas em lives, lançará dossiê com dados sobre candidaturas negras em 2016, fará match entre candidaturas e voluntariado, e oferecer plantão jurídico gratuito, além da preparação de encontro nacional de canidaturas negras, em formato digital.

Identidade da campanha adota tons de cores da bandeira brasileira, enquanto olha ao “céu estrelado” do futuro. Design: Pedro Lourenço

Ingrid Farias, uma das coordenadoras do Engrecer a Política, aponta que o principal objetivo da campanha é a maior participação e representatividade negra não apenas no cenário eleitoral, mas na situação política e histórica do Brasil.

“Desde as invasões portuguesas, nosso país vem sendo construído e, ao mesmo tempo, explorado por uma elite branca que se perpetua no poder. O povo negro tem sido alijado desta história. A gente acredita que mais gente negra nos espaços de disputa e poder trarão mudanças necessárias historicamente para uma democracia mais representativa. #EngreçaSeuVoto por um país menos desigual, menos racista e com mais acesso a direitos!”, argumenta a ativista.

Movimentos sociais e organizações da sociedade civil de todo o Brasil compõem a iniciativa, como as Mulheres Negras Decidem, como foco no voto em candidatas negras. Foto: Wendy Andrade

 

Campanha terá ações digitais e presenciais, e encontro de candidaturas

Além de ações digitais envolvendo informação de dados, divulgação de pesquisa, plantão jurídico e voluntariado para candidaturas negras, #EnegreçaSeuVoto também fará ações culturais locais em nove estados brasileiros (BA, CE, MG, PA, PE, RJ, SP), junto a coletivos locais de mobilização, respeitando todo o protocolo sanitário e de distanciamento social, em territórios periféricos.

Esses espaços também servirão de preparação local para um encontro nacional de candidaturas negras, a ser promovido pelo projeto por meio de plataforma digital entre 28 de setembro e 4 de outubro, com detalhes ainda a serem confirmados.

População negra é sub-representada politicamente

Segundo dados do próprio TSE, menos de 8% das candidaturas municipais em 2016 se autodeclararam negras. Além disso, em 2018, apenas 4% dos candidatos e candidatas negras tiveram sua eleição realizada para as câmaras federais, lugar que, atualmente, apresenta menos de 25% de composição ocupada por pessoas negras .

Mapendo Candidaturas, Apoiando Voluntariado Antirracista

Em junho, o Enegrecer a Política lançou o Mapeamento de Candidaturas Negras 2020 , formulário que já recebeu inscrição de mais de 300 candidatos e candidatas de todo o Brasil, desde quilombos rurais até periferias urbanas, com respostas sobre condições, dificuldades e anseios das candidaturas atuais.

Outra ação do projeto é a criação de rede de apoio para as candidaturas negras por meio do Voluntariado Antirracista 2020 , em que pessoas (de qualquer cor) interessadas em oferecer trabalho e apoio voluntário a candidaturas negras podem deixar sua inscrição.

O objetivo da plataforma é incentivar a sociedade civil também a se engajar nas candidaturas em que reconhecem seus ideais e ajudar a cobrir a lacuna da escassez de recursos humanos de várias candidaturas negras.

Além disso, o projeto tem pesquisado as candidaturas negras nas Eleições 2016 nas cidades de Belém (PA), Recife (PE) e Salvador (BA), uma vez que as regiões Norte e Nordeste são foco das ações. Os dados comporão futuramente um dossiê público de acesso gratuito, a ser lançado no final de setembro.

O que é o Enegrecer a Política?
Projeto nacional voltado ao mapeamento e estímulo a candidaturas negras antirracistas e comprometidas com os direitos humanos para o aumento da representatividade nos espaços de disputa e poder. Somos uma iniciativa composta por sete coletivos, organizações e movimentos sociais de todo o Brasil: Bigu Comunicativismo, Blogueiras Negras, Coletivo de Mulheres Negras Maria-Maria, Fórum Marielles, Mulheres Negras Decidem, Observatório Feminista do Nordeste e Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas.