Inspirado em depoimentos, cartas e entrevistas de detentas e ex-detentas, o espetáculo mostra como a realidade prisional pode se confundir com a vulnerabilidade das periferias brasileiras

Em outubro, Brasília receberá a estreia do espetáculo “Liberdade Assistida“, com sessões marcadas para acontecer entre os dias 24 e 29 de outubro, no Espaço Cena (205 Norte). Uma realização da Fundação Palmares e do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves (CADON), instituição responsável pelo Prêmio Afro, o monólogo será encenado pela atriz Marta Carvalho.

Inspirado em depoimentos, cartas, e entrevistas de mulheres encarceradas ou que passaram pela prisão em diferentes cidades do país; e em pesquisas acadêmicas, livros e poesias, o espetáculo se desenvolve a partir de cinco espaços físico-emocionais, revelando como a realidade prisional pode se confundir com a vulnerabilidade das periferias brasileiras.

“Como diretor, eu estou interessado nas particularidades do corpo e da mente do intérprete para ir ao encontro do desenrolar da encenação. O processo de criação de ‘Liberdade Assistida’ está focado na busca de um corpo poético construído com ferramentas que possibilitem as expressões dos diferentes estados que a atriz precisa para revelar as histórias das personagens. A dramaturgia que eu proponho está centrada neste corpo, um corpo vivo, poroso, pulsante”, explica o diretor Edson Beserra.

Para Marta Carvalho, o monólogo também propõe um debate sobre a marginalização da integridade física, moral e psíquica das mulheres negras, tão presente nas prisões e nas periferias brasileiras.

Liberdade Assistida” – que marca a estreia do trabalho solo no teatro de Marta Carvalho – tem dramaturgia de Ana Flávia Magalhães Pinto e trilha sonora de Higo Melo.

“Com patrocínio da Petrobras, o projeto “Liberdade Assistida” foi um dos vencedores da categoria Artes Cênicas do 4º Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras, também conhecido como Prêmio Afro, ao lado de montagens como “Traga-me a Cabeça de Lima Barreto”, consagrado monólogo interpretado pelo ator Hilton Cobra”.

Crédito da foto: Thiago Sabino

O QUE: Espetáculo Liberdade Assistida

ONDE: Espaço Cena, Plano Piloto, DF – Brasília

QUANDO: De 24 a 29 de outubro de 2017