O Festival de Latinidades está de volta. Neste mês, entre os dias 24 e 27 de novembro, Brasília ganha uma nova edição do Latinidades, ainda como parte das comemorações dos 10 anos do maior festival de mulheres negras da América Latina. Com uma programação especial para marcar a primeira década de vida do projeto que se dedica a valorizar a cultura e a memória de mulheres negras, o Latinidades – Festival da Mulher Afro Latina Americana e Caribenha se soma à programação do DF de ações que vão celebrar o Mês da Consciência Negra com uma série de atividades.

Ao longo dos últimos anos, mais de 200 mil pessoas passaram pelo Latinidades e cerca de 100 artistas, entre nomes nacionais e internacionais se apresentaram. Seu diferencial, além da quantidade de estados e países envolvidos, diz respeito tanto ao seu caráter cultural quanto ao formativo.

Desde 2008 o festival vem fortalecendo conexões internacionais e já contou com a participação de nomes como Angela Davis, Patricia Hill Collins, Paulina Chiziane (Moçambique), Sueli Carneiro, Jurema Werneck, Elza Soares, Ellen Oléria, entre muitas outras mulheres negras de todas as áreas.

Desta vez, de forma descentralizada para ampliar o público contemplado, o Festival terá atividades formativas na unidade de internação de Santa Maria, no Mercado Sul (Taguatinga) e no Centro de Ensino Fundamental 4 de Taguatinga, além de desfiles e shows gratuitos no Estádio Nacional Mané Garrincha. Entre os convidados desta edição está Sandra Izsadore, a principal mentora intelectual de Fela Kuti, multi-instrumentista nigeriano criador do afrobeat, e show da banda instrumental IFÁ, grupo que vem ressignificando o cenário musical baiano.

Outra novidade será a parceria do Festival com o projeto “Conexões Urbanas – Impressões Femininas Sobre a Cultura Urbana”. Ambos os eventos vão dividir espaço, no Estádio Nacional, com apresentações paralelas, reforçando a importância de se atuar em conjunto em torno da valorização da cultura negra. O Conexões vai começar a partir das 20h, enquanto o Latinidades está marcado para às 22h.

O QUE: Festival Latinidades edição Consciência Negra

QUANDO: 24 a 27 de novembro de 2017

ONDE: Santa Maria, Taguatinga e Estádio Nacional Mané Garrincha – Brasília – DF