DO OUTRO LADO DO ATLÂNTICO é um documentário que trata da ponte entre Brasil e África por meio das histórias de vida de estudantes de países africanos de língua oficial portuguesa que estudam ou estudaram em universidades brasileiras. As trocas culturais, os imaginários e espelhamentos criados nos dois lados do Atlântico revelam temas que projetam um olhar para o passado, presente e futuro das relações entre o Brasil e os cinco países africanos representados pelos estudantes no filme – Guiné-Bissau, Cabo Verde, Moçambique, Angola e São Tomé e Príncipe –, além do Timor Leste.

Sua primeira exibição na cidade será na quinta 30/03, às 19h30, no Centro Cultural São Paulo, sala Paulo Emílio.  Após o filme, haverá uma conversa sobre “África/Brasil – caminhos de ida e volta”, com a presença de:

– Daniele Ellery (codiretora do filme)

– Márcio Câmara (codiretor do filme)

– Fernanda Pascoal (estudante de psicologia, contadora de história e integrante da ONG África do Coração)

– Marcio Farias, doutorando, coordenador do Nepafro – Núcleo de Pesquisa e Estudos Afro-Americanos, e integrante do Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil.

– Rogério Ba-Senga, jornalista moçambicano radicado no Brasil, mestre em Ciências Humanas e professor universitário.

O filme é também distribuido através da plataforma social Taturana, onde você pode agendar sessões de cinema em escolas, associações de bairro e outros lugares públicos.

Detalhes do evento: https://www.facebook.com/events/1259426734178559/