O principal objetivo do III Colóquio Feminismo Negro evidenciar as discussões o processo de empoderamento que muitas mulheres negras estão buscando e incentivando outras mulheres negras. Trata-se de um fenômeno que tem maior visibilidade nas redes sociais, mas tem se expandido para outros espaços. No bojo da discussão sobre empoderamento, várias mulheres abriram suas empresas relacionadas à história e à cultura afrobrasileira, desse modo outro objetivo do evento é apresentar empreendedoras negras cujos artigos são pensados para valorizar o conhecimento da cultura afro e as particularidades da mulher negra. Por fim, faremos uma homenagem à cantora Elza Soares através da exibição de filme biográfico e da sua análise.

 

PROGRAMAÇÃO
25/07

19h30 – Abertura
Participação especial da cantora afro Maringaense Maria do Carmo Couto Costa.
20h00 – Mesa redonda: “A mulher Negra e o empreendedorismo” com a designer Ana Paula Xongani da Xongani Moda Afro e Beatriz Caixeta da loja Meu Turbante Minha Coroa.
Mediadora: Profa. Dra. Marivânia Conceição Araújo

26/07

19h30 – Mesa redonda: “Reflexões sobre o feminismo negro” com Stéphanie Ribeiro, ativista feminista negra e graduanda de Arquitetura da PUC/SP e com a Profa. MS. Eliane Oliveira, blogueira da página Preta e Acadêmica e pesquisadora do NEIAB/UEM.
Mediadora: Profa. Mestranda Eloísa de Souza Amaral.

27/07

19h30 – Apresentação da peça “Tempos de Cleo” encenada por Márcia Costa e Rachel Coelho, seguido de debate sobre a segregação da mulher negra nos espaços urbanos com Profa. Dra. Ana Lúcia Rodrigues coordenadora do Observatório das Metrópolis e Daniara Thomaz, graduanda de Ciências Sociais/UEM e membr@ do Coletivo Yalodé Badá.
Mediadora: Mestranda Lílian Amorim.

28/07

19h30 – Palestra com Alexandra Baldeh Loras, consulesa da França no Brasil, jornalista e fundadora da ONG Negras Empoderadas.
Mediadora: Profa. Dra. Marivânia Conceição Araújo.

29/07

19h30 – Exibição do Documentário sobre Elza Soares “O gingado da Nega”, seguido de debate com Laís Fialho, graduada em Geografia e membr@ do Coletivo Yalodé Badá.
Mediadora: Profa. Especialista Salete Gil Azevedo

INSCRIÇÕES
Pelo e-mail: neiabuem@yahoo.com.br
Informações a serem enviadas:
Nome completo;
CPF;
Curso;
Categoria (docente, graduação, pós graduação ou comunidade externa);
Telefone;

VALOR: R$ 20,00 para certificação de 20h

OBS: A participação é gratuita, o pagamento é para as pessoas que precisam de certificado. Receberemos inscrições no local no dia da abertura (preferível que sejam feitas com antecedência por e-mail).