Socióloga, mestre em linguística e coordenadora do Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil, Neide Almeida lança esta semana seu primeiro livro de poesia, Nós: 20 poemas e uma oferenda, publicação da Ciclo Continuo Editorial com ilustrações de Luara Erremays.

No lançamento, além da sessão de autógrafos, haverá uma conversa com a autora e um recital de poesia com participação de Rafael Domingos Oliveira, da Companhia Teatral Artemanha e com intervenção musical conduzida por Renato Gama. O evento acontece na próxima quinta-feira, 27 de setembro, a partir das 19 horas, na Ação Educativa, à rua General Jardim, 660 – Centro – São Paulo/SP, fone 11 3151-2333.

Permeados por um clima de sagrado respeito pela ancestralidade, além de uma suave e irreverente negritude feminina, os versos livres da poeta estreante desnudam uma intimidade com o texto, amadurecida ao fogo da paixão pelos livros, pelo trabalho sistemático com a palavra falada e escrita, parte importante das atividades dessa escritora paulista, filha de mineiros, que há cerca de 30 anos atua como pesquisadora, docente e consultora nas áreas de leitura, literatura e relações étnico-raciais.

“Em mim dança, em segredo,

a ousada bailarina

que, na ponta do pé

desde menina,

inventa passos

para andar entre pedras.

Movimentos contidos

Revivem antigas amarras

e reinventam altivas caminhadas

transbordantes latas d’água

na cabeça.”

(trecho do poema “Em mim”, de Neide Almeida)