“Manifesto Poético: Ensaios Cartográficos” é um espetáculo de dança contemporânea da Cia. Diversidança. A apresentação será no dia 11 de agosto, às 20h, no Metrô Capão Redondo (avenida Carlos Caldeira Filho, 13.500), zona sul de São Paulo. Com entrada gratuita, o evento antecede estréia de novo espetáculo da companhia, previsto para Outubro de 2017.

O objetivo é ocupar espaços com apresentações de dança. A ideia é tornar esta arte mais acessível à população e, ao mesmo tempo, proporcionar reflexões. Em meio ao caos urbano, à pressa das pessoas, ao estresse do trabalho, do trânsito, a dança da Cia surge como ponto de fuga para o olhar do transeunte/espectador constantemente embebido pela rotina da cidade.

O trabalho quer provocar uma reflexão também para os próprios bailarinos, que se questionam sobre seu ofício a partir da pergunta “Por que você dança?” “Quais as conquistas, lutas e perdas da dança?” “O que temos contribuído pra dança na cidade?” “A dança pode mudar o seu mundo?”, “Qual é o papel do artista da dança na sociedade?”. O projeto problematiza o desenvolvimento dessa arte, suas conquistas e perdas, os direitos trabalhistas para a categoria, a aquisição de recursos, as fronteiras entre territórios e as diferentes linguagens.