Desde sua criação, em julho de 2015, o movimento nacional de valorização da estética afro-brasileira #OrgulhoCrespo tem se consolidado e expandido como importante referência no debate racial, a fim de transcender o campo da beleza e evidenciar a estética como símbolo de resistência e de afirmação de identidade e autoestima, especialmente de mulheres negras. A Marcha insere-se nos eventos da chamada nova política, marcados pela presença e pela estética. A articulação e luta do movimento dialoga com o empoderamento estético individual e coletivo e com o direito à livre manifestação e expressão. Queremos a liberdade de assumir quem somos!

Com a realização do Projeto Através do Espelho ao longo de 2017, e da celebração na Marcha do Orgulho Crespo, nosso objetivo é ampliar e qualificar o debate acerca das demandas da população negra. Nosso desafio é refletir sobre nosso olhar perante o espelho e debater sobre as dificuldades em assumir nossa real identidade e sobre o preconceito enfrentado por nós, mulheres e homens negros, para que possamos compreender a maneira que nos vemos e nos idealizamos, ressignificando, valorizando, resistindo e insistindo na manutenção de nossa autoafirmação de identidade pautada nos valores éticos, estéticos e filosóficos da diáspora africana, bem como o enfrentamento do racismo, machismo, intolerância ou qualquer outro tipo de discriminação.

O Movimento Orgulho Crespo iniciou na cidade de São Paulo e é independente e colaborativo. Hoje seu alcance nacional conta com representantes em oito estados brasileiros: São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Goiás, Rio Grande do Sul, Paraná, Maranhão e Espírito Santo.

O QUE: Marcha do Orgulho Crespo RS

QUANDO: 15 de novmebro de 2017 às 14h às 23h

ONDE: Monumento Expedicionário do Parque Redenção, Porto Alegre – RS