No dia 12 de março o Sarau das Pretas completou 1 ano e está com uma agenda com festas e comemorações especiais durante o mês de março em São Paulo (SP). No próximo dia 23 de março haverá uma apresentação comemorativa no Sesc Carmo, com participação do público e microfone aberto. Já no próximo dia 31 de março, ocorre a festa “Sarau das Pretas – 1 ano de (r) existência”, no Aparelha Luiza, com a participação de convidadas especiais, entre elas poetas, percussionistas, bailarinas e a rapper Tássia Reis.

Formado por Débora Garcia, Elizandra Souza, Thata Alves (poetas), Jô Freitas (atriz/dançarina) e Taissol Zyggi (percussionista), o Sarau das Pretas trouxe uma nova linguagem artístico-literária para o cenário dos saraus periféricos, dando vez e voz às questões das mulheres, à cultura e ancestralidade negra. O repertório é formado por poemas e músicas autoral além do conteúdo de tradição popular/afro-brasileira de domínio público. Para a celebração, o coletivo prevê também o lançamento de um site sobre o Sarau das Pretas.

Durante este primeiro ano – que teve início em março de 2016 no SescPompéia, com a primeira edição –  o Sarau das Pretas realizou 15 atividades e apresentações em diferentes espaços.