Beatriz Nascimento: Escola de Ativismo e Formação Política para Mulheres Negras

A Escola de Ativismo e Formação Política para Mulheres Negras Beatriz Nascimento, tem como finalidade contribuir para o fortalecimento político e organizacional de grupos, coletivos e de mulheres negras. A Escola de Ativismo, promoverá espaços de formação, trocas de experiências e articulação de ações a fim de qualificar a incidência política, das mulheres negras no Brasil.

A primeira ação da Escola consiste na realização de formação virtual para 70 mulheres negras com carga horária de 50 horas (teóricas) e mais 30 horas para apresentação de projetos de intervenção.

Durante a formação trabalharemos com os seguintes temas: Trajetória política das mulheres negras; Conceitos de Racismo, Identidade, Gênero, Direitos Humanos; Racismo Estrutural (ambiental, religioso, institucional, educacional); Interseccionalidade e Amefricanidade; O lugar das mulheres negras na sociedade brasileira a partir da reflexão de Angela Davis “Mulheres Negras movem o mundo”; Feminismos Negros; Direitos Sexuais, Direitos Reprodutivos, Justiça Reprodutiva; Justiça Racial, Segurança, Autocuidado e Bem Viver; HIstória do Movimento de Mulheres Negras no Brasil; Incidência Política – do 25 de Julho ao Julho das Pretas; Democracia plurirracial e participação política; Comunicação, imaginários e intervenção política.

As formações acontecerão de setembro á dezembro, todas as terças e quintas, das 19h às 21h. O cronograma com distribuição de informações sobre as datas, aulas e formadoras serão disponibilizados na aula de abertura que acontecerá no dia 15 de setembro.

Após encerramento do curso as participantes receberão certificados.
Qualquer dúvida estamos à disposição através do email: [email protected]

As inscrições podem ser realizadas de 31 de agosto a 07 de setembro.
O resultado será divulgado no dia 09 de setembro no site do Instituto Odara.

As inscrições você faz bem aqui.