Break na entrega traz oficinas de dança e audiovisual gratuitas em São Paulo

Break na entrega traz oficinas de dança e audiovisual gratuitas em São Paulo

O projeto, que foi contemplado pelo Programa VAI1-2021, oferece aulas presenciais de Introdução ao audiovisual e breaking na Casa Afrobase

O “Break na entrega” é um projeto do coletivo Réu Cultural e vai oferecer oficinas gratuitas pelos próximos meses. A primeira, “Introdução ao Audiovisual”, será ministrada todos os sábados do próximo mês, sendo 6, 13, 20 e 27 de agosto, às 10h, para maiores de 14 anos. Em setembro iniciarão as oficinas de breaking, também, todos os sábados do mês, às 14h, para jovens de 8 e 14 anos. Ambas serão realizadas na Casa Afrobase e possuem 50 vagas disponíveis cada uma. Os interessados podem se inscrever por aqui.

As oficinas de audiovisual são teórico-práticas e durante os quatro encontros serão expostas e experienciadas noções de enquadramento, luz, composição fotográfica, técnicas para o manuseio dos equipamentos e captação de áudio de maneira teórico-prática. Além disso, haverá o compartilhamento de como essas técnicas foram utilizadas no processo de pré e pós-produção da videoaula feita pelo coletivo especialmente para esse projeto.

As oficinas de breaking serão práticas e contarão com a ludicidade de exercícios recreativos e jogos corporais para inserir ou contextualizar as crianças e adolescentes na dança break. Os participantes de ambas as oficinas receberão certificado de participação.

“Um dos caminhos para questionar as estruturas sociais é a mobilização da base. E fazer isso proporcionando conhecimento por meio das oficinas, é um dos objetivos do nosso coletivo”, conta Giovanna Sousa, integrante do grupo.

Para estreia desse projeto, o coletivo traz o “Sarau dos Réus”, uma ação organizada pelo grupo durante a pandemia, que nada mais é do que um espaço disponível para os participantes apresentarem suas formas de se expressar, cantando, dançando, declamando poesias e performando com suas artes. Dessa vez, além do modelo on-line, que será realizado no dia 14/08, haverá um sarau presencial, no dia 13/08 às 17h, também na Casa Afrobase. Não precisa de inscrição prévia para participar.

A programação do projeto é pautada no trabalho nas linguagens do breaking e do audiovisual junto com a população periférica, como forma de emancipação coletiva da periferia, a fim de abordar assuntos como a precarização do trabalho, desigualdade social, raça como fator determinante para o desenvolvimento pessoal econômico, entre outros temas.

Oficinas na Casa Afrobase

Introdução ao Audiovisual

Quando: 6, 13, 20 e 27 de agosto (todos os sábados de agosto)

Horário: 10h

Quem pode participar: Maiores de 14 anos

Dança – Breaking

Quando: 3, 10, 17 e 24 de setembro (todos os sábados de setembro)

Horário: 14h

Quem pode participar: Pessoas de 8 a 14 anos

Sobre o Coletivo Réu Cultural

O Coletivo “Réu Cultural” foi fundado no ano de 2021 dentro do contexto da pandemia do COVID-19 no intuito de se apropriar do vocabulário marginal dos integrantes como estratégia de resistência e emancipação coletiva, e por meio do intercâmbio entre as linguagens artísticas, promover a descentralização cultural. Desde então, o grupo iniciou suas ações com o público de forma online. Foi contemplado pelo VAI1 2021 com o projeto Break na Entrega, uma proposta em vídeodança que visa retratar um recorte atual do cotidiano paulista vivido por pessoas pretas.