Curso Maria Beatriz Nascimento – Vida, Obra e Legado

Maria Beatriz Nascimento – Vida, Obra e Legado
Organizado por: Coletivo Redes em Movimento

Data: Terça, 11 de maio 2021, 19h Quinta, 13 de maio 2021, 21h

Local: Evento online

Olá,

Olá! Hoje queremos apresentar o nosso 6º curso da série Vida, Obra e Legado, o curso: Maria Beatriz Nascimento – Vida, Obra e Legado.

O Curso
Curso on-line de curta duração Maria Beatriz Nascimento – Vida, Obra e Legado se propõem conhecer a vida, obra e o legado da escritora, historiadora, professora, roteirista, poetisa e militante Maria Beatriz Nascimento. Nascida em Sergipe em 1942, migrou ainda criança para o Rio de Janeiro, onde conheceu Lélia Gonzalez e Conceição Evaristo. Maria Beatriz Nascimento foi uma militante ferrenha da luta antirracista junto aos movimentos sociais. A obra de Beatriz é fortemente atual e versa sobre o preconceito, racismo, quilombos e resistência.

Programação
11/05 (Segunda-feira) – 19 horas
Maria Beatriz Nascimento – Vida

12/05 (Terça-feira) – 19 horas
Maria Beatriz Nascimento – Obra

13/05 (quarta-feira) – 19 horas
Maria Beatriz Nascimento – Legado

Professora
Professora Dra. Ana Lúcia Silva, Doutora em Educação (2018), linha de pesquisa: “Ensino, aprendizagem e formação de professores”, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE), da Universidade Estadual de Maringá – UEM. Doutoranda em História, linha de pesquisa: “História Política”, Programa de Pós-Graduação em História (PPH) – UEM. Possui graduação – licenciatura em História pela Universidade Estadual de Maringá (1998) e mestrado em Historia- UEM/UEL pela Universidade Estadual de Maringá (2001). Atualmente é professora adjunta do Departamento de História da UEM, da Universidade Estadual de Maringá. Integrante dos grupos de pesquisa do CNPq: “Educação, mídia e Estudos Culturais” – UEM, do “Grupo de Pesquisa e Estudo Interdisciplinar Lélia Gonzalez” – FURG e “Brasil Contemporâneo” – UEM e do projeto de extensão “No contexto do samba” da UEM FM 106, 9. Atua e tem interesse nas seguintes áreas/temas: Ensino de História; Educação, formação de professoras e professores; Educação antirracista e decolonial, o racismo e as relações étnico-raciais; História da África e cultura afro-brasileira; História do Brasil. História Política e movimentos sociais como o Movimento Negro e o Feminismo Negro; e História do Paraná.
http://lattes.cnpq.br/4225922161858212

Informações Gerais
Mediado pela Dra Amanda Motta Castro
Inscrições Abertas
Aulas pela plataforma Zoom
Materiais disponíveis no Drive do curso por 7 dias
Certificado de 8 horas
Vagas limitadas
contato: [email protected]
Link de inscrição: www.sympla.com.br/coletivo

Referencias
NASCIMENTO, Maria Beatriz. Beatriz Nascimento, Quilombola e Intelectual: Possibilidade nos dias da destruição. São Paulo. Coletivos Pan-Africanistas de São Paulo. 2019.
NASCIMENTO, Maria Beatriz. Documentário Orí. Duração: 93 min. São Paulo. 1989
RATTS, Alecsandro (Alex) J. P.. Eu sou Atlântica: Sobre a Trajetória de Vida de Beatriz Nacimento. São Paulo: Imprensa Oficial / instituto Kuanza, 2007.
RATTS, Alecsandro (Alex) J. P.; GOMES, B. N. F. (Org.) . Todas (as) distâncias; poemas, aforismos e ensaios de Beatriz Nascimento. Salvador: Editora Ogum’s Toques Negros, 2015

Organização
Coletivo Redes em Movimento
Grupo de Estudos e Pesquisa interdisciplinar Lélia Gonzalez
El Telar – Comunidade del Pensamiento Feminista Latino-americana

Nos vemos lá,
Coletivo Redes em Movimento