Em janeiro, a programação de férias do Itaú Cultural conta com reestreia da peça Jogo de Imaginar e com a atividade Expedição Brasiliana

Em janeiro, a programação de férias do Itaú Cultural conta com reestreia da peça Jogo de Imaginar e com a atividade Expedição Brasiliana

When

21 de janeiro de 2023 - 29 de janeiro de 2023    
14:30

Event Type

Isso As ações, pensadas especialmente para as crianças, contemplam e encantam também os adultos. O espetáculo Jogo de Imaginar mostra, por meio do personagem Eulindo – um menino negro em busca de suas origens –, como o teatro se manifesta em diferentes povos e culturas ao longo da história da humanidade. Já a Expedição Brasiliana propõe ao público a aventura de conhecer a história do Brasil,

brincando aos finais de semana dentro do Espaço Olavo Setúbal.

No ritmo de retomada das atividades para crianças em 2023, o Itaú Cultural conta com duas atividades presenciais voltadas para toda a família. Uma delas é a reestreia da peça Jogo de Imaginar, da Cia Barracão Cultural, que fica em cartaz na instituição até dia 30 de julho, sempre aos sábados e domingos, às 16h. Para a diversão da criançada, se junta à peça Jogo de Imaginar a nova temporada da Expedição Brasiliana, realizada em todos os finais de semana do mês de janeiro, às 15h, no Espaço Olavo Setúbal, onde um acervo permanente retrata o Brasil desde a chegada dos portugueses, e passando por diversas etapas da história do Brasil ao longo dos últimos cinco séculos.

 

Para a peça, os ingressos de janeiro já estão disponíveis para a reserva on-line na plataforma INTI (confira o link no serviço abaixo). Já para a expedição, as inscrições devem ser realizadas no dia da atividade, a partir das 14h30, no balcão de informações do Itaú Cultural, que fica no piso térreo.

 

A grade pensada para crianças contará com novidades nas próximas semanas, com estreia da nova temporada on-line do IC Para Crianças. As performances presenciais do Arte na Rua, realizadas aos domingos, retornam em fevereiro.

 

No palco

O espetáculo Jogo de Imaginar tem texto escrito por Lucas Moura, com direção de Thais Medeiros e idealização da Cia Barracão Cultural. Ele foi montado exclusivamente para o retorno das atividades presencias para crianças no Itaú Cultural, em outubro de 2022. Após uma temporada bem-sucedida, ele retorna à grade cênica do IC para continuar encantando crianças e adultos.

 

A peça leva o público para uma brincadeira de imaginação, com a história do garoto Eulindo, que não conhece a sua origem e sabe apenas que o seu avô não era uma pessoa comum, era muito esperto e teve muitas profissões. A única coisa que herdou do avô foi o pedaço de uma máscara. Na tentativa de encontrar respostas, o garoto acaba entrando em um teatro, transformando sua busca em uma grande aventura de descobertas das origens do teatro e da sua própria ancestralidade negra.

 

Nessa viagem, Eulindo vai para o Egito e a Grécia antiga, visita os homens das cavernas, aprecia a Commédia Del’Arte, peças de Shakespeare e as tradições do teatro nas Américas. Por fim, chega ao Teatro Experimental do Negro, criado pelo escritor, artista visual, teatrólogo, político e poeta brasileiro Abdias do Nascimento (1914-2011), um dos maiores ativistas dos direitos civis e humanos das populações negras. Em 2016, Abdias foi homenageado em uma mostra da série Ocupação, no Itaú Cultural.

 

Para Eloisa Elena, coordenadora geral do espetáculo, ao contar a história de Eulindo a peça apresenta manifestações artísticas de diferentes culturas e períodos, indo além do que se conhece como sendo a origem do teatro. “Essa peça mostra como o teatro se manifesta em diferentes povos e culturas ao longo da história da humanidade”, aponta.

 

“As manifestações cênicas já estavam presentes nas apresentações da Grécia Antiga, assim como nas tradições orais da África e dos povos ameríndios, que utilizavam máscaras, realizavam danças e músicas para fazerem seus rituais junto aos seus Deuses”, complementa Eloisa sobre o conteúdo do espetáculo.

 

Aventura

Na Expedição Brasiliana, a brincadeira começa pelo sétimo andar do Itaú Cultural e percorre, na sequência, alguns módulos do Espaço Olavo Setúbal, nos pisos 4 e 5. Ao final, cada participante recebe o Certificado do Aventureiro, pela participação na atividade, que foi idealizada pelo do Núcleo de Formação do Itaú Cultural em 2020, ainda no ambiente virtual, e que em julho de 2022 estreou no formato presencial.

 

Aos sábados, o roteiro da expedição começa com uma oficina de binóculos de papel, utilizando cola, barbante, fitas coloridas e canetinhas, e segue em uma brincadeira de caça aos detalhes no hall da exposição. Lá, é preciso encontrar uma obra a partir de uma pequena parte dela previamente mostrada.

 

Partindo para o módulo chamado Brasil dos Naturalistas, os aventureiros exploram o território brasileiro e seus animais nativos, e têm que de descobrir nomes de alguns deles a partir de jogos interativos. Já em Brasil Secreto, inspirado no tempo em que o governo português proibiu a circulação de informações sobre o Brasil, os participantes recebem um enigma cuja resolução leva a uma das obras presentes no espaço.

 

No módulo Brasil da Capital e Brasil das Províncias, as crianças têm que montar um quebra-cabeças do panorama do Rio de janeiro com peças espalhadas pelo espaço e que devem ser procuradas com o auxílio de um binoculo. Reunindo todas elas e formando a figura, têm que descobrir qual é o lugar representado.

 

Nos domingos, também começando pela construção de um binóculo, os educadores do Núcleo de Formação propõem a observação da paisagem da Avenida Paulista, para depois comparar o cenário com fotografias antigas, refletindo sobre a transformação da paisagem. Os participantes também recebem fotos atuais de alguns lugares, que séculos atrás foram retratados em pinturas expostas no módulo cinco da Coleção Brasiliana. O objetivo é relacionar cada um deles.

 

Por fim, no módulo Brasil do Império, os aventureiros do dia participam de uma brincadeira onde têm que descobrir qual personagem está retratado na ficha do seu adversário, por meio de perguntas sobre suas características físicas. A brincadeira, no entanto, é feita com figuras da família real e de outros personagens que fizeram parte da história do Brasil, como Luiz Gama (1830-1882), patrono da abolição da escravatura no Brasil, o escritor Machado de Assis (1839-1908) e a compositora Chiquinha Gonzaga (1847-1935).

 

SERVIÇO:

Expedição Brasiliana

Dias 21, 22, 28 e 29 de janeiro (sábados e domingos), às 15h

Local: 4º, 5º e 7º andares do Itaú Cultural

Duração: 90 minutos

Classificação: livre

GratuitoInscrições 
no dia da atividade, a partir das 14h30, no Piso Térreo