Indique divulga pesquisa “Raça & Mercado” com dados sobre o impacto de iniciativas de diversidade racial em empresas de pequeno, médio e grande porte

Entre os dados divulgados, a pesquisa revela que das mais de duas mil pessoas entrevistadas, 45% não conhecem uma pessoa negra em cargo de liderança; o lançamento aconteceu na última semana e já está disponível online

São Paulo, 16 de novembro de 2022 – A consultoria especializada em diversidade e inclusão Indique, acaba de lançar a pesquisa “Raça&Mercado de Trabalho: uma conta que (ainda) não fecha” em parceria com a agência de pesquisa Mindsight e a empresa Visa. O evento de lançamento aconteceu no Auditório da Fundação Getúlio Vargas e contou com a presença de mais de 100 convidados, entre parceiros, clientes e colaboradores.

A pesquisa tem como tema central o atual cenário do mercado de trabalho no que tange a diversidade racial, com o objetivo de entender como as iniciativas de afirmação impactaram empresas e sociedade nos últimos anos, e o que precisa ser feito para avançar neste tema. Para enriquecer o diálogo , o evento contou com a presença de Raissa Aryadne, ex-trainee da Magalu e Camila Novaes que atua como diretora de marketing da Visa desde 2016 em uma roda de conversa sobre o tema .

Entre as diversas falas das convidadas, Raissa Aryadne levantou sobre o impacto de ter sido parte do primeiro programa de trainee exclusivamente negro do Magalu, além da confiança que é passada para as turmas seguintes sobre a presença dos primeiros naquele mesmo espaço. O grande diferencial, afinal, acaba sendo a presença de pessoas negras também nos processos seletivos e entendendo as necessidades de cada um dos colaboradores.

Como pontos de destaque da pesquisa, agora disponível no site da Indique, temos dados que denunciam o atual cenário em questão de diversidade do mercado de trabalho de grandes, médias e pequenas empresas. Foram mais de 2 mil pessoas entrevistadas, no período de 12 a 20 de Janeiro de 2022, onde 35,5% tinham faixa etária entre 30 a 39 anos, e 59,5% se autodeclararam pretos ou pardos. 74,6% dos entrevistados responderam serem favoráveis a vagas preferencialmente destinadas a pessoas negras, ao mesmo tempo que 59% afirmaram trabalhar em espaços onde o quadro de colaboradores é composto por menos da metade de pessoas negras, e 45% não conhecem uma pessoa negra em cargo de liderança. Os dados denunciam o atual cenário do mercado de grandes empresas em grandes, médias e pequenas empresas em relação à diversidade.

A pesquisa já está disponível ao público pelo link https://conteudo.indq.co/racaemercado

Sobre a Indique

Crida em 2016 por Daniele Mattos, a Indique Uma Preta nasceu como um grupo no Facebook para compartilhar oportunidades de emprego para mulheres negras. Com o tempo, Amanda Abreu e Verônica Dudiman se juntaram à liderança do grupo e essa rede de apoio se fortaleceu e encontrou caminhos para impactar diversas histórias e mover projetos. Foi assim que, em 2020, o projeto foi incubado pela Mutato e se tornou uma consultoria de conexões entre a comunidade negra e o mercado de trabalho. Atualmente, sob o nome Indique e com atuação das 3 sócias à frente do negócio, a consultoria busca transformar as relações e os espaços corporativos, de forma que sejam ambientes mais democráticos e inclusivos, através de consultoria de comunicação e diversidade, hunting de vagas e processo seletivo, workshop para gestores, workshop de carreira, metodologias e estratégias de sensibilização, conscientização e ação, produção de conteúdo, estudo e pesquisa em aplicação e análise de censo e ainda mantém a frente Indique uma Preta, como comunidade impulsionadora. A Indique também desenvolve forte atuação no campo da comunicação estratégica, auxiliando na construção de um posicionamento genuíno relacionado à diversidade. Já atuou com mais de 70 empresas, entre elas: Magalu, Natura, Spotify, Ambev, Grupo Dreamers, Fundação Lemann e outras. Para conhecer mais, visite indq.co ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn,  Facebook e  Instagram.

Sobre a Mindsight

A Mindsight leva ciência, inteligência e tecnologia para os processos de gestão de pessoas. Com algoritmos próprios de Inteligência Artificial e aplicação de machine learning, a Mindsight desenvolve ferramentas analíticas e preditivas que proporcionam às áreas de Recursos Humanos mais efetividade em suas tomadas de decisões. Fundada em 2015, a empresa especializada já está presente em sete países, auxiliando 1 milhão de pessoas e impactando mais de 500 companhias a levarem racionalidade para uma área dominada por vieses e achismos. Para mais informações, visite: www.mindsight.com.br