Lançamento do documentário: “Inspire the Night: Batekoo”

A história do coletivo baiano mais bombado do momento, o Batekoo, é tema de um documentário produzido pela Red Bull TV que está disponível on-line (confira aqui). Criada em 2014, em Salvador, a festa tornou-se um manifesto do movimento negro e LGBTQIA, principalmente entre jovens que vivem nas periferias e que veem nas atividades do núcleo um porto seguro para se divertir. Conquistou cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, criando uma atmosfera única repleta de dança e com aposta em sons oriundos da cultura negra, como hip-hop, trap, twerk e funk.

Essa trajetória é narrada com detalhes no filme que estreia a terceira temporada da websérie “Inspire the Night”, conhecida por investigar as cenas e os produtores mais instigantes da noite ao redor do mundo pela Red Bull TV. O documentário acompanha os seis jovens periféricos (Wesley, Maurício, Artur, Kiara, Juju e Renata) que juntos criaram a Batekoo, revelando suas raízes, seus ideais e sua luta diária contra preconceitos de todo o tipo.

“Nós vemos a Batekoo como um símbolo de liberdade. Estamos aqui para ressignificar as coisas”, diz Maurício Sacramento, um dos criadores. “Participar do doc foi algo que mexeu mais comigo do que eu imaginava. Trouxe à tona a forma como as pessoas me enxergam e o pouco que sei sobre eu mesma: minha irmã assumiu preconceitos em frente à câmera, o bairro inteiro ficou ao meu redor, uma galera que eu nem sabia mostrou o quanto me admira e me observa”, conta Juliana Andrade, ou Juju ZL, que também é atriz e dançarina da companhia da própria Batekoo e hoje mora em Cidade Tiradentes, na periferia de São Paulo.

“Inspire the Night: Batekoo” ainda traz depoimentos de artistas fãs do coletivo que acompanharam desde o começo a trajetória e a importância social das festas e eventos, como Rincon Sapiência, Karol Conká e MC Soffia.

Red Bull 
Produção Executiva: Scott Bradfield e Charlie Rosene
Supervisão de produção: Adam McGinnes
Produção: Bailey Pennick e Sheryl Witlen
Produtor Associado: Spike Smigelski e Cody Cassano
Vila Filmes – Produtora Parceira
Direção: Clara Lobo e Diego Garcia
Produção executiva: Pedro Ferrarini e Renato Castanho
Direção de Fotografia: Diego Garcia
Filmagem: Inara Chayaniti
Produção: Camila Abade