No dia 22 de abril comemora-se o Dia internacional das Meninas em TIC

No dia 22 de abril comemora-se o Dia internacional das Meninas em TIC (International Girls in ICT Day, em inglês). Em celebração a data, convidamos você para participar de dois eventos on-line que irão discutir as perspectivas e desigualdades no acesso e uso das TIC sob a ótica de gênero.

Programe-se:

20 de abril – a partir de 10h – Lançamento da publicação “Dinâmicas de gênero no uso das tecnologias digitais: Um estudo com crianças e adolescentes na cidade de São Paulo”, do Cebrap, que reúne textos baseados em pesquisas do Cetic.br|NIC.br. Transmissão pelo canal do Cebrap no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=4_s_PNSsgU0.

22 de abril – a partir de 15h – Lançamento da publicação – “Coletânea de Artigos – TIC, Governança da Internet e Gênero – tendências e desafios”, organizada pelas Conselheiras do CGI.br da atual gestão. Transmissão pelo canal do NIC.br no YouTube: https://www.youtube.com/nicbrvideos.

O evento de 20 de abril será realizado pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), com apoio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação do NIC.br (Cetic.br|NIC.br). Especialistas convidados abordarão como as experiências on-line de meninas e meninos podem ser influenciadas por questões de gênero, impactando no aproveitamento de oportunidades, nas percepções sobre a privacidade, no modo de apresentação e nas formas de se expressarem na Internet, entre outros pontos. Informações completas sobre agenda e especialistas convidados podem ser conferidas em: https://cetic.br/pt/evento/lancamento-publicacao-dinamicas-de-genero-no-uso-das-tecnologias-digitais.

Já no dia 22/4, teremos o evento on-line de lançamento da “Coletânea de Artigos – TIC, Governança da Internet e Gênero: tendências e desafios”, organizada pelas atuais conselheiras do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) que traz, em textos redigidos por conselheiras e ex-conselheiras do CGI.br e por pesquisadoras que integram a equipe do NIC.br, os desafios para a igualdade de gênero no uso e desenvolvimento das TIC. Mercado de trabalho, condição social e violência de gênero no ambiente on-line são alguns dos temas que entrarão em pauta no encontro. Para mais informações sobre a programação, acesse: https://cgi.br/evento/lancamento-publicacao-tic-governanca-e-genero/.

Participe!

NIC.br e CGI.br – A Internet em plena evolução!