segundaPRETA retoma sua 9ª temporada

A programação, que será composta de exibição dos espetáculos e bate-papo sobre os trabalhos apresentados, começa no 31 de maio e segue até  5 de julho

 Mais de um ano após a suspensão de sua 9ª temporada, em razão da pandemia da Covid 19, a segundaPRETA vai retomar a sua programação. É preciso seguir, como ensina o mestre dos caminhos, e de 31 de maio a 5 de julho, o movimento realiza os encontros possíveis para os tempos de distanciamento.

Dez experimentos cênicos serão apresentados na continuidade da 9ª temporada, e também compõem a programação mais uma edição da segundaPRETINHA com a apresentação do espetáculo Xabisa, que fica disponível das 20h de 14 de junho até 19h do dia 21 de junho. O bate-papo com a equipe da cena será no dia 19 de junho, às 19h. E no dia 5 de julho teremos uma ação de encerramento de mais um ciclo da segundaPRETA.

No dia 31 de maio, às 20h, a continuidade da temporada se dá com a disponibilização das cenas: “A cambonagem e o incêndio inevitável” de Castiel Vitorino Brasileiro, Na pele de Larissa Ferreira e Nanda Sant’Ana e Benza em Rosas de Anne Vaz. No dia 7 de junho 19h será a conversa em torno dos trabalhos. Toda a programação será no canal do youtube da segundaPRETA.

Nas semanas seguintes serão apresentados: Todas as Marias que Sou (Cia. Obinrin), Estranha fruta (Morro Encena), O Patriota (Palhaço Xouriço), Corpa trava, preta, marginal (Tya Rafa), Rua do Modernismo – Jardim Tiro ao Pombo (Ana Raylander Mártis dos Anjos), MIXANDO A TRANSMASCULINIDADE (Alê Moreira) e Caminhão de Flor (Priscila Guedes).

A 9ª edição da segundaPRETA é realizada com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, e conta com patrocínio do UniBH e apoio do teatro espanca!. A programação é gratuita e será realizada pelo canal do youtube da segundaPRETA, todas as cenas terão tradução em Libras. Mais detalhes sobre os trabalhos e a indicação etária serão divulgados pelas redes sociais (Facebook e Instagram) da segundaPRETA a cada semana de programação.

 

segundaPRETA homenageia Rosana Paulino

Como em todas as suas edições, a segundaPRETA presta novamente homenagem a uma mulher negra viva. Durante essa temporada, a escolhida é a artista visual, pesquisadora e educadora, Rosana Paulino.

Doutora em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP, é especialista em gravura pelo London Print Studio, de Londres e bacharel em Gravura pela ECA/USP. Foi bolsista do Programa Bolsa da Fundação Ford nos anos de 2006 a 2008 e CAPES de 2008 a 2011. Em 2014 foi agraciada com a bolsa para residência no Bellagio Center, da Fundação Rockefeller, em Bellagio, Itália.

Como artista vem se destacando por sua produção ligada a questões sociais, étnicas e de gênero. Seus trabalhos têm como foco principal a posição da mulher negra na sociedade brasileira e os diversos tipos de violência sofridos por esta população decorrente do racismo e das marcas deixadas pela escravidão.

Até a oitava temporada, já foram homenageadas da segundaPRETA, a atriz carioca Ruth de Souza, a multiartista Zora Santos, a poetisa e ensaísta Leda Maria Martins, a escritora mineira Ana Maria Gonçalves, a escritora Conceição Evaristo e a capitã de Massambique Pedrina de Lourdes Santos, a editora e fundadora da Mazza Edições, Maria Mazzarelo Rodrigues, e a professora e pesquisadora Nilma Lino Gomes.

 

segundaPRETA

A segundaPRETA é um movimento-território-quilombo. É um pensamento.  A segundaPRETA nasce numa segunda-feira de Exú. Exu é o princípio de tudo, é fio desencapado da força da criação, o nascimento, a célula mater da geração da vida, o que gera o infinito, infinitas vezes. É considerado o primeiro, o primogênito; responsável e grande mestre dos caminhos; o que permite a passagem, o inicio de tudo. Exú é a força natural viva que fomenta o crescimento. É o primeiro passo em tudo. Vem daí a ideia de ter a segunda-feira como ponto de partida para a experimentação, criação, reflexão e discussão sobre o que os artistas negros da cidade estão pensando, produzindo, propondo, compartilhando com o público.

Desde que iniciou suas atividades em 16 de janeiro de 2017, já passaram pelo palco da segundaPRETA mais de 100 espetáculos/cenas curtas/performances/experimentos cênicos, que atraíram um público de cerca de 4.800 pessoas. E cerca de 600 pessoas, entre equipe de produção, parcerias, equipe dos trabalhos apresentados colaboraram para a realização da segundaPRETA.

 

O QUE: segundaPRETA

QUANDO: de 31 de maio a 5 de julho de 2021

ONDE: Youtube da segundaPRETA

Mais informações >>> http://www.segundapreta.com/