Tempestuosa Depressagem

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, mais de 300 milhões de pessoas no mundo sofrem de Depressão, sendo que no Brasil o transtorno atinge em torno de 12 milhões de pessoas, maior índice da América Latina.

Flavia Souza, atriz, coreógrafa, coordenadora da Associação Cultural Grupo Afrolaje leva à cena esta temática com enfoque na população negra que diante de uma estrutura social racista, vive o problema de forma invisibilizada, tornando-se ainda mais vulnerável num contexto pandêmico. A montagem tem participação especial da cantora e jongueira Daniella Gomes (Grupo Afrolaje) e direção de Tatiana Tiburcio.

A apresentação será seguida de uma mesa sobre o tema, ao vivo, com Flavia Souza, Tatiana Tiburcio e a psicóloga clínica Claudina Damasceno Ozório, co-fundadora do PapoPreta: saúde e bem estar da mulher negra.

Sinopse: Com elementos da performance, dança e artes visuais, Tempestuosa Depressagem discorre sobre as subjetividades da saúde mental a partir de um recorte racial, com especial foco nas mulheres e suas dificuldades em identificar e tratar essa questão.

Serviço:

O Que? Tempestuosa Depressagem, apresentação acompanhada de uma roda de conversa com Flavia Souza Tatiana Tiburcio e a psicóloga Claudina Damasceno Ozório

Quando? 27 de agosto, quinta -feira – 19h

Onde? Canal do Sesc RJ – youTube

https://www.youtube.com/user/portalsescrio

Duração: 30 minutos \\ Classificação: Livre

Flavia Souza: atriz, cantora, coreógrafa, escritora, coordenadora da Associação Cultural Grupo Afrolaje. Atuou em mais de 20 montagens de teatro e musicais. No cinema, integrou o elenco de Um Suburbano Sortudo, de Roberto Santucci, Pequena África, de Zòzimo Bulbul, Medida Provisória, de Lazaro Ramos, Cidade dos Homens, de Fernando Meirelles. Na Rede Globo, fez participação na novela Viver a Vida. Bacharel em Dança pela UFRJ, pós graduada em Docência no Ensino Fundamental e Médio pela AVM/ Universidade Cândido Mendes. Realizou temporadas internacionais com grupos diversos por países da Europa e América Latina.

 

Tatiana Tiburcio: atriz, diretora e coreógrafa. Idealizadora do projeto Negro Olhar – Ciclo de Leituras Dramatizadas com Autores e Artistas Negros, pelo qual ganhou o Prêmio Movimentos Criativos Itaú Cultural em 2014. Produziu, dirigiu e roteirizou o curta A FACE NEGRA DO AMOR, exibida no Cine Odeon, no Encontro Internacional de Cinema Negro Zózimo Bulbul, 2019. Atuou como preparadora de elenco do filme MEDIDA PROVISÓRIA (a ser lançado) com direção de Lázaro Ramos e, ao lado do mesmo, assinou a direção do espetáculo O MÉTODO GRONHOLM.

Ficha Técnica

Texto e atuação: Flavia Souza

Direção: Tatiana Tiburcio

Roteiro: Flavia Souza e Tatiana Tiburcio

Participação Especial: Daniella Gomes

Assistente de Produção e Projeção de Vídeo: Ivan Karu

Figurino: Nina Monteiro

Iluminação: Zindi Gonzaga

DJ: Bieta