Os tempos são horripilantes. Assistimos estarrecidas falas abomináveis de presidentes genocidas e um sem fim de mensagens tristes e indignantes. E nosso desespero é inevitável!
Queremos propor um respiro, aqui. Um respiro reflexivo, que puxe o ar esperançoso e resistente de uma das intelectuais e militantes mais brilhantes dos Feminismos Negros. Propomos uma conversa com Audre Lorde e Malcolm X.
Ela, na fala sobre a sua particular experiência com Malcolm X, nos aponta um caminho esperançoso e pragmático para a revolução. Tão atual quanto se ambos vivessem no interior dos movimentos negros e de mulheres negras de hoje, 2021. Malcolm, nossa inspiração. Lorde, a nossa herança.
Nosso futuro também pode ser de um tempo bom [como repetem as I-Threes, backing vocals de Bob Marley, na música Nice Time (Tempo bom).] Onde a gente vai cantar e dançar, como sempre fizemos, enquanto mantemos nossa luta firme. Recomendamos que você escute enquanto lê, a música que diz: “há muito tempo nós não temos um tempo agradável/ você também sabe: pense nisso!/ aqui está meu coração/ pra embalar você/ eu tenho amor pra te dar/ assim que você estiver pronta/ esse é o meu coraçaõzinho/ apenas não me deixe/ eu estou arrasando/ você não quer vir comigo?/ há muito tempo nós não temos um tempo bom”.
Pra que nossa ideia de futuro possível ainda exista, pra que nosso coração se acalante e pra que possamos juntas pensar em saídas. Propomos que você, querida leitora, respire essa canção e converse com Audre Lorde, sobre o que podemos aprender com os anos 60, mas também como podemos nos inspirar com os nossos ancestrais.
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Texto Originalmente publicado em no site Black Past
Em fevereiro de 1982, Audre Lorde proferiu o discurso “Learning from the 60’s” como parte da celebração da Semana Malcolm X na Universidade de Harvard. A tradução aparece abaixo.
Malcolm X foi uma pessoa distinta num período muito importante da minha vida. Eu estou aqui agora – preta, lésbica, feminista – como herdeira de Malcolm X e sua tradição, fazendo meu trabalho e o espírito da sua voz através das minha boca responde cada um de vocês aqui, esta noite: vocês estão fazendo o trabalho de vocês?
Não existem ideias novas, apenas novos jeitos de dar àquelas ideias que nós prezamos para respirar e dar poder a nossa própria vida. Eu não vou fingir que no primeiro momento em que eu vi e ouvi Malcolm X ele se tornou meu príncipe encantado, porque não seria verdade. Em fevereiro de 1965 eu estava criando duas crianças e um marido numa casa de três quartos na Rua número 149, no Harlem. Eu tinha lido sobre Malcolm X e o islamismo negro. Eu me tornei mais interessada em Malcolm depois de ele ter deixado o Nation of Islam (Nação do Islam), quando ele foi silenciado por Elijah Muhammad pelo seu comentário, depois do assassinato do Presidente Kennedy, no sentido de que as galinhas tinham voltado para casa para empoleirar. Antes disso, eu não tinha dado muita atenção para a Nation of Islam por causa da atitude deles em relação às mulheres e também por causa de sua posição não ativista. Eu tinha lido a autobiografia de Malcolm X e eu gostei do seu estilo, e pensei que ele se parecia muito com o povo do meu pai, mas eu era uma dentre as tantas que não havia ouvido realmente a voz de Malcolm até ela ter sido amplificada por sua morte.
Eu me sentia culpada do que muitos de nós ainda se sentem culpados – de deixar a mídia, e eu não estou dizendo apenas a mídia branca – definir quem são os portadores das mensagens mais importantes da nossa vida.
Quando eu li Malcolm X com uma atenção cuidadosa, eu encontrei um homem muito mais próximo das complexidades de mudanças reais do que qualquer coisa que eu tinha lido antes. Muito do que eu digo aqui nessa noite nasceu das palavras dele.
No último ano da vida dele, Malcolm X adicionou uma amplitude para a sua visão essencial que o teria levado, se ele vivesse, a um confronto inevitável com a questão da diferença como uma força criativa e necessária para a mudança. Pois, à medida que Malcolm X progredia de uma posição de resistência e análise do status quo racial, para considerações mais ativas de organização para a mudança, ele começou a reavaliar algumas de suas posições anteriores. Uma das mais básicas habilidades da sobrevivência negra é a habilidade de mudança, para metabolizar experiências, para o bem ou para o mal, em alguma coisa que é útil, duradoura, efetiva. Quatrocentos anos de sobrevivência como uma espécie ameaçada de extinção tem ensinado a muitos de nós que se nós pretendemos viver, é melhor nos tornamos aprendizes rápido. Malcolm sabia disso. Nós não precisamos cometer os mesmos erros mais uma vez, se nós podemos olhar para eles, aprender com eles e construir a partir deles.
Antes de ser assassinado, Malcolm tinha alterado e ampliado suas opiniões sobre o papel da mulher na sociedade e na revolução. Ele estava começando a falar sobre o crescente respeito e conexão entre ele e Martin Luther King Jr., com quem as políticas de não-violência pareciam estar em oposição a suas próprias. E ele começou a examinar as condições sociais sob as quais as alianças e coalizões devem de fato ocorrer. Ele também tinha começado a discutir aquelas feridas da opressão que nos levam a guerra uns contra os outros e não contra os nossos inimigos.
Como pessoas negras, se existe uma coisa que podemos aprender dos anos 60, é quão infinitamente complexo deve ser qualquer movimento por liberdade. Pois devemos agir não apenas contra aquelas forças que nos desumanizam por fora, mas também contra aqueles valores opressores que fomos forçados a assumir. Examinando a combinação de nossos triunfos e erros, podemos examinar os perigos de uma visão incompleta. Não para condenar essa visão, mas para alterá-la, construir modelos para futuros possíveis e concentrar nossa raiva por mudanças em nossos inimigos e não uns nos outros. Na década de 1960, a raiva despertada pela comunidade negra foi frequentemente expressa, não verticalmente contra a corrupção do poder e as verdadeiras fontes de controle sobre nossas vidas, mas horizontalmente em relação àqueles mais próximos de nós que refletiam nossa própria impotência.
Estávamos prontos para o ataque, nem sempre nos lugares mais eficazes. Quando discordávamos uns dos outros sobre a solução de um problema específico, éramos frequentemente muito mais cruéis uns com os outros do que com os originadores de nosso problema comum. Historicamente, a diferença foi usada tão cruelmente contra nós que, como povo, relutamos em tolerar qualquer desvio do que era externamente definido como negritude. Nos anos 60, o politicamente correto tornou-se não uma diretriz de vida, mas um novo conjunto de algemas. Uma parte pequena e vocal da comunidade negra perdeu de vista o fato de que unidade não significa unanimidade – os negros não são uma quantidade normal digerível. Para trabalharmos juntos, não precisamos nos tornar uma mistura de partículas indistinguíveis que lembram uma cuba de leite com chocolate homogeneizado. A unidade implica o encontro de elementos que são, para começar, variados e diversos em suas naturezas particulares. Nossa persistência em examinar as tensões dentro da diversidade incentiva o crescimento em direção ao nosso objetivo comum. Frequentemente, ignoramos o passado ou o romantizamos, tornando a razão da unidade inútil ou mítica. Esquecemos que o ingrediente necessário para fazer o passado funcionar para o futuro é a nossa energia no presente, metabolizando uma na outra. A continuidade não acontece automaticamente, nem é um processo passivo.
Os anos 60 foram caracterizados por uma crença inebriante em soluções instantâneas. Foram anos vitais de despertar, de orgulho e de erro. Os direitos civis e os movimentos Black Power* reacenderam possibilidades para grupos privados de direitos civis dentro desta nação. Mesmo que lutássemos contra inimigos comuns, às vezes a atração de soluções individuais nos tornava descuidados uns com os outros. Às vezes, não podíamos suportar as diferenças uns dos outros por causa do que temíamos que essas diferenças pudessem dizer sobre nós. Como se todo mundo não pudesse eventualmente ser muito negro, muito branco, muito homem, muito mulher. Mas qualquer visão de futuro que possa abranger a todos nós, por definição, deve ser complexa e expansiva, difícil de alcançar. A resposta para o frio é o calor, a resposta para a fome é a comida. Mas não existe uma solução monolítica simples para o racismo, o sexismo e a homofobia. Há apenas o foco consciente em cada um dos meus dias para mover-me contra eles, sempre que eu me deparar com essas manifestações particulares da mesma doença. Ao ver quem somos, aprendemos a usar nossas energias com maior precisão contra nossos inimigos mais do que contra nós mesmos.
Na década de 60, a América branca – racista e liberal – ficou mais do que satisfeita em sentar-se como espectador enquanto o militante negro lutava contra o muçulmano negro, o nacionalista negro falava mal dos não violentos e as mulheres negras ouviam que nossa única posição útil no movimento Black Power era de bruços. A existência de lésbicas e gays negras nem sequer foi permitida a cruzar a consciência pública da América Negra. Sabemos na década de 1980, a partir de documentos obtidos por meio do Freedom of Information Act**, que o FBI e a CIA usaram nossa intolerância à diferença para fomentar confusão e tragédia em segmento após segmento de comunidades negras dos anos 60. O preto era bonito, mas ainda suspeito, e muitas vezes nossos fóruns de debate se tornaram palcos para jogar jogos de quem era mais negro do que quem ou quem era mais pobre do que quem, aqueles debates sobre os quais não pode haver vencedores.
Os anos 60 para mim foram uma época de promessa e emoção, mas os anos 60 também foram um tempo de isolamento e frustração interior. Muitas vezes parecia que estava trabalhando e criando meus filhos no vácuo, e que era minha própria culpa – se eu fosse apenas a preta, as coisas estariam bem. Foi uma época de muita energia desperdiçada e muitas vezes senti muitas dores. Ou eu negava e escolhia entre os vários aspectos de minha identidade, ou meu trabalho e minha negritude seriam inaceitáveis. Como uma mãe lésbica negra em um casamento inter-racial, havia alguma parte de mim que queria garantir que os preconceitos confortáveis de todos sobre quem eu deveria ser fossem desconsiderados. Foi assim que aprendi que, se não me definisse por mim mesma, seria esmagada nas fantasias de outras pessoas por mim e seria comida viva. Minha poesia, minha vida, meu trabalho, minhas energias para a luta não eram aceitáveis, a menos que eu fingisse corresponder às normas de outra pessoa. Aprendi que não só não conseguiria ter sucesso naquele jogo, mas a energia necessária para aquele baile de máscaras seria perdida no meu trabalho. E havia bebês para criar, alunos para ensinar. A Guerra do Vietnã estava aumentando, nossas cidades estavam em chamas, mais e mais crianças de nossas escolas estavam dormindo nos corredores, o lixo estava tomando conta de nossas ruas. Precisávamos articular o poder, não a conformidade. Havia outros trabalhadores negros fortes cujas visões foram torturadas e silenciadas em alguma grade estreita e imaginária de escuridão. Nem as mulheres negras estavam imunes. Em um encontro nacional de mulheres negras para ação política, uma jovem ativista dos direitos civis que havia sido espancada e presa no Mississippi poucos anos antes, foi destruída e silenciada como suspeita por causa de seu marido branco. Algumas de nós conseguiram e algumas de nós foram perdidas na luta. Foi um momento de grande esperança e grande expectativa; foi também uma época de grande perda. Isso é história. Não precisamos repetir esses erros nos anos 80.
A energia crua da determinação negra liberada nos anos 60 impulsionou mudanças na consciência negra, nas auto-definições e nas expectativas. Essa energia ainda está sendo sentida em movimentos de mudança entre mulheres, nas pessoas de cor, gays, deficientes – entre todos os povos marginalizados desta sociedade. Esse é um legado dos anos 60 para nós e para os outros. Mas devemos reconhecer que muitas de nossas altas expectativas de uma mudança revolucionária rápida não ocorreram de fato. E muitos dos ganhos obtidos estão agora sendo desmantelados. Isso não é motivo para desespero, nem para rejeição da importância daqueles anos. Mas devemos enfrentar com clareza e visão as lições a serem aprendidas com a simplificação excessiva de qualquer luta por autoconsciência e libertação, ou não reuniremos a força de que precisamos para enfrentar as ameaças multidimensionais à nossa sobrevivência nos anos 80.
Não existe luta por uma única questão porque não vivemos vidas de uma única questão. Malcolm sabia disso. Martin Luther King Jr. sabia disso. Nossas lutas são particulares, mas não estamos sozinhos. Não somos perfeitos, mas somos mais fortes e mais sábios do que a soma de nossos erros. Os negros já estiveram aqui antes de nós e sobreviveram. Podemos ler suas vidas como placas de sinalização na estrada e descobrir, como Bernice Reagon diz de maneira pungente, que cada um de nós está aqui porque alguém antes de nós fez algo para tornar isso possível. Aprender com seus erros não é diminuir nossa dívida para com eles, nem para o árduo trabalho de nos tornarmos nós mesmos e eficazes.
Perdemos nossa história tão facilmente, o que não foi esmiuçado para nós pelo New York Times, ou pelo Amsterdam News, ou pela revista Time. Talvez porque não ouvimos nossos poetas ou nossos loucos, talvez porque não ouvimos nossas mães internas. Quando ouço as verdades mais profundas que falo saindo da minha boca soando como as de minha mãe – mesmo lembrando de como eu lutei contra ela – tenho que reavaliar tanto nosso relacionamento quanto as fontes de meu conhecimento. O que não quer dizer que eu tenha que romantizar minha mãe para apreciar o que ela me deu – ser Mulher, Negra.
Nós sabemos o que é mentir, e nós sabemos como é importante não mentir para nós mesmos. Nós somos poderosos porque nós temos sobrevivido, e é disso que se trata – sobrevivência e crescimento.
Dentro de cada um de nós existe um pedaço de humanidade que sabe que não estamos sendo servidos pela máquina que orquestra as crises após crises e que está transformando todo o nosso futuro em pó. Se quisermos evitar que a enormidade das forças alinhadas contra nós estabeleça uma falsa hierarquia de opressão, devemos nos educar para reconhecer que qualquer ataque contra os negros, qualquer ataque contra as mulheres, é um ataque contra todos nós que reconhecemos que nossos interesses não estão sendo atendidos pelos sistemas que nós apoiamos. Cada um de nós aqui é um elo na conexão entre legislação anti-pobres, tiroteios contra gays, queima de sinagogas, assédio nas ruas, ataques contra mulheres e violência recorrentes contra os negros. Eu me pergunto, assim como a cada um de vocês, exatamente que alteração no tecido particular de minha vida cotidiana esta conexão exige? A sobrevivência não é uma teoria. De que forma contribuo para a subjugação de qualquer parte daqueles que defino como meu povo? O insight deve iluminar as particularidades de nossas vidas: quem trabalha para fazer a leitura que desperdiçamos, ou qual a energia necessária para fazer venenos nucleares que não se biodegradarão por mil anos; ou quem fica cego ao montar os microtransistores em nossas calculadoras baratas?
Somos mulheres tentando tricotar um futuro em um país onde uma Emenda de Direitos Iguais foi derrotada como legislação subversiva. Somos lésbicas e gays que, como alvos mais óbvios da Nova Direita, são ameaçados de castração, prisão e morte nas ruas. E sabemos que o nosso apagamento apenas abre caminho para o apagamento de outras pessoas de cor, dos velhos, dos pobres, de todos aqueles que não se enquadram nessa norma mítica desumanizadora. Ainda podemos nos dar ao luxo de lutar um contra o outro?
Somos um povo negro vivendo num tempo onde a consciência da nossa matança está ao nosso redor. Pessoas de cor são cada vez mais dispensáveis, para a política de nosso governo tanto aqui quanto no exterior. Estamos operando sob um governo pronto para repetir em El Salvador e na Nicarágua a tragédia do Vietnã, um governo que está do lado errado em cada batalha pela liberdade que está ocorrendo neste globo; um governo que invadiu e conquistou (enquanto eu edito este artigo) o estado soberano de 53 milhas quadradas de Granada, sob o pretexto de que seus 110.000 habitantes representam uma ameaça para os EUA. Nossos jornais estão cheios de uma suposta preocupação com os direitos humanos numa Polônia branca comunista enquanto sancionamos com aceitação e fornecimento militar o genocídio sistemático do apartheid na África do Sul, de assassinatos e torturas no Haiti e em El Salvador. Equipes consultivas americanas apoiam governos repressivos na América Central e do Sul e no Haiti, enquanto consultoria é apenas um codinome anterior à ajuda militar.
As decisões de cortar a ajuda aos doentes terminais, aos idosos, aos filhos dependentes, aos cupons de alimentação e até mesmo à merenda escolar, estão sendo tomadas por homens de estômago cheio que vivem em casas confortáveis com dois carros e muita segurança fiscal. Nenhum deles vai para a cama com fome à noite. Recentemente, foi sugerido que idosos fossem contratados para trabalhar em usinas atômicas porque eles estão próximos do fim de suas vidas de qualquer maneira.
Alguém aqui ainda pode se dar ao luxo de acreditar que os esforços para reivindicar o futuro podem ser privados ou individuais? Alguém aqui ainda pode se dar ao luxo de acreditar que a busca pela libertação pode ser única e de competência de alguma raça, sexo, idade, religião, sexualidade ou classe em particular?
A revolução não é um evento único. Ela se torna vigilante diante de qualquer pequena oportunidade de se fazer uma mudança genuína nas respostas estabelecidas e então superadas; por exemplo, é aprender a lidar com as diferenças uns dos outros com respeito.
Compartilhamos um interesse comum, a sobrevivência, e isso não pode ser perseguido isoladamente dos outros simplesmente porque nossas diferenças nos incomodam. Nós sabemos o que é mentir. Os anos 60 devem nos ensinar como é importante não mentir para nós mesmos. Não acreditar que a revolução é um evento único, ou algo que acontece ao nosso redor e não dentro de nós. Não acreditar que a liberdade pode pertencer a qualquer grupo nosso sem que os outros também sejam livres. Como é importante não permitir que nem mesmo nossos líderes nos definam para nós mesmos, ou definam nossas fontes de poder para nós.
Não há nenhum negro aqui que possa esperar ser levado à uma ação positiva para sobreviver. Cada um de nós deve olhar com clareza e atenção para os detalhes genuínos (condições) de sua vida e decidir onde ação e energia são necessários e onde podem ser eficazes. A mudança é responsabilidade imediata de cada um de nós, onde e como estivermos, em qualquer arena que escolhermos. Enquanto esperamos por outro Malcolm, outro Martin, outro líder negro carismático para validar nossas lutas, velhos negros estão morrendo de frio em cortiços, crianças negras estão sendo brutalizadas e massacradas nas ruas, ou lobotomizadas pela televisão, e a porcentagem de famílias negras que vivem abaixo da linha da pobreza são mais altas hoje do que em 1963.
E se esperarmos para colocar nosso futuro nas mãos de algum novo messias, o que acontecerá quando esses líderes forem fuzilados, desacreditados, julgados por assassinato, ou chamados de homossexuais, ou de outra forma humilhante? Colocamos nosso futuro em espera? O que é essa barreira internalizada e autodestrutiva que nos impede de nos mover, que nos impede de ficar juntos?
Nós, que somos negros, estamos em um ponto extraordinário de escolha em nossas vidas. Recusar-se a participar na formação do nosso futuro é desistir. Não se deixe levar pela passividade ou pela falsa segurança (isso não é comigo) ou pelo desespero (não há nada que possamos fazer). Cada um de nós deve encontrar nosso trabalho e fazê-lo. Militância não significa mais armas ao meio-dia, se é que algum dia significou. Significa trabalhar ativamente pela mudança, às vezes na ausência de qualquer garantia de que a mudança está chegando. Significa fazer o trabalho pouco romântico e tedioso necessário para formar coalizões significativas e significa reconhecer quais coalizões são possíveis e quais não são. Significa saber que coalizão, como unidade, quer dizer a reunião de seres humanos completos e auto-determinados, focados e crentes, não autômatos fragmentados marchando para um caminho preestabelecido. Significa lutar contra o desespero.
E na universidade, certamente não é uma tarefa fácil, pois cada um de vocês, pelo fato de estar aqui, será inundado por oportunidades de se enganar, de esquecer quem são, de esquecer onde estão seus verdadeiros interesses. Não se engane, você será cortejado; e nada neutraliza a criatividade mais rapidamente do que o token***, aquela falsa sensação de segurança alimentada por uma crença em soluções individuais. Parafraseando Malcolm – uma advogada negra dirigindo um Mercedes pela Avenida Z no Brooklyn ainda é uma “vadia negra”, duas palavras que parecem nunca sair de moda.
Você não precisa ser eu para lutarmos lado a lado. Não preciso ser você para reconhecer que nossas guerras são as mesmas. O que devemos fazer é nos comprometer com algum futuro em que possamos nos incluir uns aos outros e trabalharmos em direção a esse futuro com os pontos fortes de nossas identidades individuais. E para fazer isso, devemos permitir as nossas diferenças, ao mesmo tempo que reconhecemos nossas semelhanças.
Se nossa história nos ensinou alguma coisa, é que não basta a ação de mudança dirigida apenas contra as condições externas de nossas opressões. Para sermos completos, devemos reconhecer as raízes do desespero da opressão dentro de cada um de nós – aquela voz fina e persistente que diz que nossos esforços são inúteis, que nunca iremos mudar, então por que se preocupar, é só aceitar. E devemos lutar contra aquele pequeno pedaço de autodestruição que vive e floresce como um veneno colocado dentro de nós, sem ser examinado até que nos faça nos voltar uns contra os outros. Mas podemos apontar o dedo para dentro dessa aberração enterrada profundamente dentro de cada um de nós e ver quem ela nos incentiva a desprezar, e podemos diminuir sua potência substituindo-a pelo conhecimento de nossa conexão real, em torno das nossas diferenças.
Felizmente, podemos aprender com os anos 60 que não podemos fazer o trabalho de nossos inimigos destruindo uns aos outros.
O que significa quando um jogador negro raivoso – isso aconteceu em Illinois – xinga um intrometido branco, mas puxa uma faca para um negro? Qual a melhor maneira de policiar as ruas de uma comunidade minoritária do que colocar uma geração contra a outra?
Referindo-se a lésbicas e gays negros, o aluno que é presidente da Howard University disse, por ocasião de uma Carta de Um Estudante Gay no campus, “A comunidade negra não tem nada a ver com essa sujeira – teremos que abandonar essas pessoas”. Abandono? Muitas vezes, sem perceber, absorvemos a crença racista de que os negros são alvos certos para a raiva de todos. Estamos mais próximos um do outro e é mais fácil descarregar a fúria uns sobre os outros do que sobre nossos inimigos.
Claro, o jovem em Howard estava historicamente incorreto. Como parte da comunidade negra, ele tem muito a ver com “nós”. Alguns de nossos melhores escritores, organizadores, artistas e acadêmicos dos anos 60, assim como hoje, tem sido lésbicas e gays, e a história me confirmará.
Repetidamente, nos anos 60, me pediam para justificar minha existência e meu trabalho, porque eu era mulher, porque era lésbica, porque não era uma separatista, porque um pedaço de mim não era aceitável. Não por causa do meu trabalho, mas por causa da minha identidade. Tive de aprender a agarrar todas as partes de mim que me serviam, apesar da pressão para expressar apenas uma e excluir todas as outras. E eu não sei o que diria cara a cara com aquele jovem na Universidade de Howard que diz que sou uma porcaria porque identifico as mulheres como minha principal fonte de energia e apoio, exceto para dizer que é a minha energia e a energia de outras mulheres muito parecidas comigo que contribuiu para que ele estivesse onde está neste momento. Mas acho que ele não diria isso na minha cara porque xingar é sempre mais fácil quando se está distante, quando se é acadêmico. O movimento para tornar a presença de lésbicas e gays invisíveis no intrincado tecido da existência e sobrevivência negra é um movimento que contribui para a fragmentação e fraqueza na comunidade negra.
Nos círculos acadêmicos, como em outros lugares, há uma espécie de xingamento sendo cada vez mais usado para manter as jovens negras na linha. Frequentemente, assim que uma jovem negra começa a reconhecer que é oprimida tanto como mulher quanto como negra, ela é chamada de lésbica, não importa como se identifique sexualmente. “Como assim você não quer fazer meu café, anotar as coisas, lavar os pratos ou ir pra cama comigo, você é lésbica ou algo assim? E com a ameaça de um defeito tão temido, muito frequentemente nós caímos docilmente nessa linha, disfarçadamente. Mas a palavra lésbica só é ameaçadora para aquelas mulheres negras que se intimidam com sua sexualidade, ou que se deixam definir por ela e de fora para dentro. Mulheres negras em luta sob a nossa própria perspectiva, falando por nós mesmas, compartilhando laços estreitos entre nós política e emocionalmente, não são inimigas dos homens negros. Somos mulheres negras que buscam nossas próprias definições, reconhecendo a diversidade entre nós com respeito. Temos estado presentes em nossas comunidades há muito tempo e temos desempenhado um papel fundamental na sobrevivência dessas comunidades: desde Hat Shep Sut até Harriet Tubman, a Daisy Bates e Fannie Lou Hamer, desde Lorraine Hansberry a sua tia Maydine a alguns de vocês que estão sentados diante de mim agora.
Nos anos 60, o povo negro desperdiçou muito de nossa essência lutando uns contra os outros. Não podemos nos dar ao luxo de fazer isso nos anos 80, quando Washington, D.C. tem a maior taxa de mortalidade infantil de qualquer cidade dos EUA, 60% da comunidade negra com menos de 20 anos está desempregada e mais estão ficando desempregadas, os linchamentos estão aumentando, e menos da metade dos eleitores negros registrados votaram na última eleição.
Como você está praticando o que prega – tudo o que você prega, e quem exatamente está ouvindo? Como Malcolm enfatizou, não somos responsáveis por nossa opressão, mas devemos ser responsáveis por nossa própria libertação. Não vai ser fácil, mas temos o que aprendemos e o que nos foi dado que é útil. Temos o poder que aqueles que vieram antes de nós nos deram para ir além do ponto em que estavam. Temos as árvores, a água, o sol e nossos filhos. Malcolm X não vive nos textos secos de suas palavras conforme as lemos; ele vive na energia que geramos e usamos para nos mover a partir das visões que compartilhamos com ele. Estamos fazendo o futuro e também nos unindo para sobreviver às enormes pressões do presente, e é isso que significa fazer parte da história.
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Traduzido livremente por Larissa Santiago
*Movimento social motivado por um desejo de segurança e autossuficiência. Os ativistas do Black Power fundaram livrarias de propriedade negra, cooperativas de alimentos, fazendas, mídia, impressoras, escolas, clínicas e serviços de ambulância .
**é uma lei que dá direito ao cidadão de acessar informações sobre o governo federal. Muitas vezes é descrito como a lei que mantém os cidadãos informados sobre seu governo.
***expressão para definir o uso de pessoas de grupos minoritários como bode expiatórios em favor de determinados assuntos.