Nós, Blogueiras Negras somos uma organização institucionalmente constituída e que tem como missão Inspirar as Mulheres Negras a Contarem suas Estórias. Isso posto, reiteramos que somos também uma organização que se coloca ao lado dos movimentos sociais, sobretudo do movimento de mulheres negras para pensar comunicação, tecnologia e articulação política sob a ótica do feminismo negro.
É ele a nossa espinha dorsal e, junto com a categoria de análise da interseccionalidade, nós levamos a sério toda a experiência da mulheres negras e afrodescendentes cis e trans do Brasil, América Latina e do Mundo.
Queremos ser, como diz nossa visão, referência no que diz respeito a construção de narrativas sobre comunicação, tecnologia e memória de mulheres negras e na garantia de equidade social.
Por isso, direcionamos nosso olhar para as demandas e especificidades das mulheres negras, evitando hierarquizar qualquer opressão. Não temos a pretensão de protagonizar outras lutas, corpos e territórios que tem vida e atuação próprias, mas escrevemos em solidariedade a todas as mulheres que não são tradicionalmente contempladas pelos movimentos de hegemonia.
Por isso, priorizamos as vozes, os escritos e todo material das mulheres negras pobres, periféricas, LBTIQIAP+, com deficiências, geograficamente diversas e de todas as idades. Somos feministas negras e justamente por isso somos abertas aos conteúdos de mulheres que tem as diferentes e diversas visões políticas, desde que respeitem a nossa ética de não atacar, oprimir ou hierarquizar sofrimentos.
Sobre seu texto
FORMATO
Toda blogueira negra tem independência para escolher o formato de seu conteúdo. Essa é a regra mais importante. Porém, nós enfatizamos que as Blogueiras Negras surgem num momento em que o formato blog era o espaço de construção das mulheres negras naquele contexto da internet.
Desse modo, considerar a internet como um território de infinitas possibilidades é muito importante. O formato mais usual de texto é o post, com pelo menos 900 palavras. Esse é o tamanho que trata dos temas com alguma profundidade, para fazer com que a nossa leitora sinta que não acabou cedo e nem tarde demais.
Além de artigos e textos mais literários, temos publicado também poemas e estamos ansiosas por receber ensaios fotográficos, vídeos e áudios e outros formatos.
No caso do texto, é muito importante que ele seja enviado em arquivo “.doc”. Você pode pensá-lo com subtítulos, por exemplo, para organizar o pensamento em forma de escrita; também pode fazer uso de gráficos, listas, hiperlinks. Tudo isso ajuda seu texto ser mais atrativo!
IMAGENS
Pedimos que a autora envie também uma imagem, informando os devidos créditos, para ilustrar seu texto. Você pode nos enviar uma ou mais, desde que elas tenham o formato de pelo menos 800 por 800 pixels.
Nos envie também uma foto sua, preferencialmente colorida, com pelo menos 500 por 500 pixels. Com ela iremos construir seu perfil no blog. O link para as suas redes sociais também são muito importantes.
MINIBIOGRAFIA
Ou minibio, ajudará a compor seu perfil na nossa plataforma e pode ser um parágrafo pequeno sobre quem é você, o que faz, do que gosta, para que as nossas leitoras saibam um pouco mais sobre a autora BN.
Revisão editorial
As Blogueiras Negras tem uma preocupação especial com a Revisão Editorial. Diferente dos comunicadores, dos jornais e veículos tradicionais, a nossa organização entende o valor da criatividade e expressão das mulheres negras.
Nós reconhecemos, desde Carolina Maria de Jesus, a importância e a legitimidade das produções escritas, audiovisuais, das artes visuais e outras expressões das mulheres negras que o fazem a sua maneira, com sua sabedoria e acúmulo. Por isso, a nossa revisão editorial preserva as características da escrita das mulheres negras.
Nossa revisão conversa com as autoras, pergunta, sugere e mantém as formas, os jeitos de escrever, de citar e de trazer as ideias do jeito que elas vem. Porque nós acreditamos que a escrita é mais que uma ferramenta: ela é o pensamento, ela é o resultado da sabedoria do corpo, do sentir e do pensar. E é isso que nos forma intelectuais.
Dessa maneira, escrever em Blogueiras Negras é escrever com Blogueiras Negras; seu texto pode ser enviado do jeito que ele foi concebido, e você, autora, não precisa temer nem se sentir desautorizada porque nós juntas colocaremos sua voz, seu pensamento no mundo.
DÚVIDAS
Caso você tenha ainda tenha dúvidas envie um email para blogueirasnegras@gmal.com e vamos conversar.