Esse manual vai auxiliar você, blogueira negra, a entender nossas atividades e o nosso processo de publicação. Aqui você vai tirar todas as suas dúvidas sobre como fazer parte da nossa Comunidade de Autoras e nosso Conselho Editorial.
O que é o Blogueiras Negras
Somos uma organização de mulheres negras e funcionamos através de ferramentas da tecnologia da informação e comunicação para inspirar mulheres negras a contarem suas estórias, produzindo conteúdo para fazer a cabeça. Somos também uma comunidade bastante diversa em suas opiniões e ações, organizada em:
um grupo de discussão
um time dinâmico de autoras
e uma equipe de coordenadoras e colaboradoras
Sobre o que escrever
As mulheres negras são convidadas a publicar sobre aquilo que quiserem: arte, saúde, poesia, educação. Todos os temas são bem vindos e cada narrativa elaborada pelas mulheres negras compõe o cenário social, político e cultural do Brasil e do mundo.
Por isso você, autora, pode escrever sobre o que desejar, sentir, viver ou estudar.
Nos reservamos o direito de não publicar material de cunho transfóbico, racista, machista, classista, ageísta (de idade), sexista, capacitista, LGBTQIAP+fóbico, cissexista, gordofóbico ou quaisquer outras formas de preconceito e opressão, pois não compactuamos com nenhuma destas formas de agressão. Práticas como culpar a mulher pelo machismo, o negro pelo racismo ou o gordo pela gordofobia não serão toleradas.
Quem pode publicar no Blogueiras Negras
Nossa plataforma é aberta para mulheres negras e afrodescendentes cis e trans que sentem a necessidade, a vontade e o desejo de escrever. Uma vez sentindo esse desejo, a autora pode nos procurar através do email [email protected] através do qual a nossa equipe irá recomendar os próximos passos.
Nossa comunidade de autoras hoje é formada por mulheres negras de diferentes idades, das 5 regiões do Brasil e até de outros países do mundo. Somos abertas a todas a escrita de todas as mulheres negras que possam se identificar nas diferentes linhas de pensamento crítico e que falem sobre os mais diversos temas (saúde, educação, literatura, economia, tecnologia, comunicação, experiências pessoais, denúncias poesias ou contos), nos reservando ao direito de não publicarmos textos ofensivos ou que contenham qualquer tipo de opressão.
Qual o melhor formato
Toda blogueira negra tem independência para escolher o formato de seu conteúdo. Essa é a regra mais importante. Porém, nós enfatizamos que as Blogueiras Negras surgem num momento em que o formato blog era o espaço de construção das mulheres negras naquele contexto da internet.
Dessa maneira o texto escrito continua sendo o principal formato da nossa plataforma. Entretanto você, autora, pode nos enviar vídeos, fotos, podcasts, eventos dentre outros tipos de informação o qual queira visibilizar.
Para nós, não há um consenso sobre a melhor maneira de escrever nesse suporte e o mais produtivo é desenvolver sua própria personalidade e, assim, criar um trabalho autoral. Porém fazemos algumas sugestões considerando o formato em que atuamos, que é o de blog. Você pode saber mais na nossa página de Editorial(link).
Como enviar seu material pra gente
Você autora, pode enviar seu texto para o email [email protected] e junto com ele, sua mini biografia e uma foto sua para compormos seu perfil na plataforma.
A Editoria de BN terá até 3 dias para responder, a partir do envio do seu texto.
Nosso blog também está aberto para o envio direto do texto. Basta clicar na aba “Publique” e acessar a seção “Envie Seu Texto”. Lá você precisará enviar seu texto em formato .doc ou .txt, acompanhado de uma breve descrição sobre quem você é juntamente com uma foto sua. Os links para seus perfis nas redes sociais sempre serão bem vindos.
Linha Editorial
Partimos do princípio que nossa espinha dorsal é o feminismo negro e a experiência das mulheres negras e afrodescendentes. Nosso foco é aglutinar percepções, pensamentos e discussões, sempre visando o diálogo, por meio do nosso protagonismo e visibilidade.
Primaremos pela ótica da interseccionalidade que direciona a nossa percepção para as demandas e especificidades das mulheres negras, evitando hierarquizar qualquer opressão. Não temos o objetivo ou a pretensão de protagonizar outras lutas, corpos e territórios que tem vida e atuação próprias, mas escreveremos em solidariedade a todas as mulheres que não são tradicionalmente contempladas pelos movimentos de hegemonia.
Quando necessário, reconheceremos quaisquer camadas de privilégios que por ventura se apresentem. Estaremos atentas ao fato de que mulheres negras são um grupo diverso e os mais variados agentes de opressão tem efeitos distintos sobre cada uma de nós. Assim, iremos convidar nossas autoras a considerar recortes de idade, de identidade de gênero, geográficos, de corpo, classe, agentes de passabilidade, acesso à educação, branquitude, etc.
Sempre que possível, pediremos que às autoras façam críticas estruturais, nunca direcionadas a uma pessoa em particular.
Não serão tolerados ataques pessoais em nossa comunidade, seja no fórum de discussão, seja de uma autora para outra através de textos. Isso não significa, porém, que seremos estimuladas ao consenso. Em nome dessa diversidade, assinalamos que as opiniões expressas em cada texto não refletem necessariamente a de nossa comunidade e da equipe de coordenadoras e colaboradoras. O que chamamos de Blogueiras Negras é composto de variadas personalidades, posicionamentos e opiniões e assim deve ser entendido.
Para garantir que esses princípios sejam seguidos, pedimos que você, autora, nos auxilie nessa tarefa a partir de agora. Para saber mais sobre nossa Linha Editorial, vá até nosso espaço Editoria.
Quem pode representar Blogueiras Negras
Como uma organização formalmente constituída, coordenação e colaboradoras/es podem representar as Blogueiras Negras em espaços dentro e fora da internet.
A nossa comunidade de autoras também pode ser acionada para que nos represente, em casos onde as coordenadoras e colaboradoras consensuem essa necessidade. Para tratar de um tema específico em nossos canais, participar de algum evento ou dar entrevistas: esses são algumas possibilidades pelas quais as coordenadoras e colaboradoras podem convidar a comunidade de autoras para representar Blogueiras Negras.
Posso copiar os textos de Blogueiras Negras
Todo o site tem licenciamento Creative Commons Atribuição Uso Não Comercial Compartilhamento pela mesma licença 3.0 (by-nc-sa 3.0) e pode ser reproduzido apenas por veículos que não tenham fins lucrativos (caracterizados pela ausência de anúncios, não associação com a venda de conteúdo online ou impresso, ausência de patrocínio e apoios, etc) e que partilhem expressamente da mesma licença Creative Commons. Para saber mais sobre nossa política de termos de uso.
Como participo das atividades de Blogueiras Negras
As Blogueiras Negras realizam encontros regionais, locais e nacionais. Além de estarem presentes em atividades dos movimentos sociais, sobretudo de mulheres negras relacionados à comunicação, tecnologia entre outros. Para participar, basta ficar atenta as nossas mídias: lá você encontrará datas e locais dos próximos eventos e encontros que participaremos.