Ouça o quarto episódio da segunda temporada do BNcast, uma conversa com Valdecir Nascimento, historiadora e mestra em educação.
Dá o play! #BNcast
Realização – Blogueiras Negras e Rádio Aconchego e Coletivo Cabelaço.
Apoio – Fundação Heinrich Böll.
Valdecir Nascimento, historiadora e mestra em educação. Assim está sua descrição no site do Odara Instituto da Mulher Negra.
Na nossa conversa dentro do #BNCast Valdecir rememora sua origem e relação com o território: falar da Penísula de Itapagipe e como Salvador se desenvolveu a partir dali e como a maioria de sua população ainda alimenta aquele entorno, nos revela o quanto há de vida nas populações periféricas das cidades. Sua percepção aguçada os contextos, nos faz refletir como os movimentos negros e de mulheres negras tem sido, ao longo dos anos, importantes catapultas de sonhos.
Cria desses movimentos, a diretora executiva do Odara é também uma articuladora nata: compõe e faz circular a Rede de Mulheres Negras do Nordeste, a Articulação de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB) e a Rede Afrolatino Americana Afro Caribenha e da Diáspora (ARMAAD) como coordenadora regional.
A vivência de Valdecir e sua participação no movimento de mulheres negras reforça a nossa necessidade de resgate das mulheres da nossa época, que permanecem disputando espaço e continuando a história das mulheres negras – história essa que carrega, sobretudo, o legado de luta do povo negro.