Sempre quis nadar, desde criança, sempre gostei de água, tenho algumas memórias das aulas que fiz na infância por um curto período. Depois nunca mais.
Até que adulta tive a oportunidade de escolher alguma atividade física, e a natação voltou pra minha vida. Faço aulas de práticas aquáticas no Sesc a quase três anos, foi uma das escolhas mais felizes que fiz.
Comecei as aulas sem saber nadar, mas também sem medo da água (se você tem medo faça também, logo ele vai embora!). Fui uma aluna ansiosa que queria ir pra turma avançada logo, em cinco meses consegui. Nas aulas começamos aprendendo técnicas de respiração e criamos intimidade com a água, depois avançamos pelos estilos, craw, costas, peito e borboleta. Além dos exercícios de condicionamento, resistência e jogos como polo e basquete dentro da piscina. Sempre estamos aperfeiçoando a técnica dos estilos. No início foi difícil? Sim. Engoli muita água, ela entra pelo nariz e nos ouvidos, as primeiras cambalhotas dão dor de cabeça, muitas barrigadas até hoje. Eu achava que ia morrer até melhorar meu condicionamento e aprender a respirar. Mas não morri, aprendi me divertindo muito no processo!
Me apaixonei pela natação, e vi a minha evolução. Cada conquista me alegra muito, é estímulo para continuar. Me lembro a primeira vez que nadei os 25 metros atravessando a piscina sem parar pra respirar no meio do caminho, quando aprendi a dar cambalhotas e fazer a virada olímpica. No final de 2015 até me arrisquei a fazer uma travessia no mar, uma das experiências mais difíceis e corajosas da minha vida, mesmo não completando a prova por problemas físicos.
As vantagens têm grande impacto na minha rotina, melhora da postura, coordenação, ritmo, fôlego, disposição e sono. Além da descarga de endorfina depois da aula que trás um grande prazer. Quando entro na água tudo fica bem, os problemas se dissolvem, deslizo por eles, fico bem comigo. É isso que o esporte faz, acho que é o mais importante, ficar saudável fisicamente e mentalmente. Saudável, não magra.
Natação privilegia uma vida sã, contribui na prevenção de doenças, ajuda no tratamentos de problemas respiratórios e de articulações, diminui dores, relaxa, alivia tensão. É um dos esportes mais completos e recomendados, indicado para todas as pessoas de todas as idades. Eu recomendo também, porque encontrei meu lugar dentro da piscina, assim como você pode ser o seu!
Imagem de destaque – Arquivo Pessoal