Coronavírus nas periferias 006 – Educação e Inclusão durante a pandemia

Áudio exclusivo de conversa com a Professora Jaqueline Gomes de Jesus, IFRJ. Edição e parceria: Rádio Aconchego. Dá o play! #CoronaVirusNasPeriferias

Hoje a gente conversa com Jaqueline Gomes de Jesus.

Ela é professora de Psicologia do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília, na qual também foi a primeira gestora do Sistema de Cotas para Negras e Negros, de 2004 a 2008. É pesquisadora-líder do ODARA – Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Cultura, Identidade e Diversidade. Em 2017 foi homenageada pela vereadora Marielle Franco com a Medalha Chiquinha Gonzaga.

Nesse contexto em que a idéia é passar a boiada em cima da gente, falamos há algumas semanas com a Professora Jaqueline sobre sua experiência com as políticas afirmativas e como podemos impedir esses retrocessos e também como ampliar o alcance dessa politica. e também sobre a ideía de que educação serve apenas ler, escrever e fazer conta.

Nossa conversa aconteceu há algum tempo quando o ex-ministro da Educação revogou a portaria que estabelecia a política de cotas para negros, indígenas e pessoas com deficiência em cursos de pós-graduação nas universidades federais. Portaria que está valendo pois a revocação caiu, mas antes de cair conversamos com a Professora Jaqueline sobre o impacto da pandemia no ensino superior no Rio de Janeiro.

Ouça nossa conversa e acompanhe o blog e o instagram da Professora Jaqueline. E releia a nossa conversa em comemoração o Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha.

Até logo, se cuida e se puder fica em casa.


Ficha técnica

Parceria e edição: Rádio Aconchego

Entrevistadora: Charô Nunes

Trilha sonora

You May Also Like
Leia mais

A PUCCamp mentiu para a gente

Não nos avisaram que perderíamos a bolsa depois de nos formar em licenciatura, ao contrário, disseram que os bolsistas, necessariamente teríamos que fazer ambas as opções; fato que nós aceitamos afinal licenciatura e ênfase em design fora o contratado no início do curso. Mas agora, no último semestre, quando estamos planejando o TCC e a exposição final, quando muitos dos meus colegas já tinham o projeto de artes e o TCC definido a secretaria nos avisa que não temos mais direito a bolsa, porque já temos um diploma de licenciatura, e que o PROUNI e a PUC não podem nos dar outro diploma através da bolsa.