BNcast O legado da comunicação no movimento de mulheres negras

Teaser de #BNCAST O legado da comunicação no movimento de mulheres negras

Ouça o trailer da segunda temporada para ficar com gostinho de quero mais.

Realização – Blogueiras Negras e Rádio Aconchego e Coletivo Cabelaço.

Apoio – Fundação Heinrich Böll.

Em resposta à pandemia, realizamos em  2020 a primeira temporada de nosso podcast em parceria com a Rádio Aconchego para entender como as mulheres negras de diversas regiões do país têm enfrentado um dos maiores desafios da década. O resultado foi muito maior do que a gente esperava, embora sempre tenhamos tido a vontade de fazer algo parecido. Ainda não havíamos tido essa oportunidade de abordar essa linguagem.

Ao mesmo tempo, estivemos ao longo do ano envolvidas com as atividades do projeto Autonomia & Memória que fala sobre o papel da comunicação nos movimentos de mulheres negras. Um dos marcos desse caminho foram as lives de formação, em especial aquela em que participaram as professoras Ana Flávia Magalhães e Rosane Borges, além das pensadoras Aline Djokic, Natália Neris e Thiane Neves Barros.

Fomos provocadas a reconhecer que é muito mais fácil falar que nossos passos vêm de longe do que fazer disso uma prática. Inclusive pensando que para algumas de nós pode ser muito mais fácil rememorar nomes de mulheres negras fora do Brasil. Memória é exatamente sobre isso, entender quais caminhos foram percorridos até aqui para que possamos posicionar a nossa própria contribuição sobre esse ou aquele tema. Debates que nos instigam a pensar e construir memória.

E é exatamente dessas encruzilhadas e aprendizados que nasce a segunda temporada de nosso podcast, que busca conversar com mulheres essenciais para pensarmos o papel da comunicação nos movimentos de mulheres negras brasileiras. Serão 8 episódios com quem tem muito a dizer sobre sua trajetória e sobre a comunicação na construção e difusão de outras narrativas. 

Vem coma gente curtir esse primeiro teaser com gostinho de quero mais.

You May Also Like