Cabelo pintado é um símbolo de resistência

Estou apenas observando essa moda de homem branco pintar o cabelo de loiro para tirar fotos, ser moderno e descolado, falar que é favelado, como se carregar um cabelo loiro na periferia fosse algo fashion. Mas não, meu amor, sinto em te informar, isso na favela é motivo para um jovem ser violentado pelo Estado.

Moro a vida toda em um beco. Aqui, ter cabelo pintado, cortes com desenho, falha na sobrancelha é colocar a vida em risco, é sofrer violentas abordagens policiais a cada esquina.

12041989_902721986481065_555272446_n

Na zona sul isso é moda, são fotos para as páginas de beleza negra. Mas quando você vê um irmão preto de cabelo pintado vindo de quebrada é motivo para o coração disparar, é o celular sendo escondido no saco. Que relação tem uma coisa com a outra? Toda.

Para brancos de endereço dito respeitável isso é moda, para um jovem negro periférico é uma transgressão que faz a nossa PM racista ver a sua estética, que é empoderamento, como coisa de bandido, cultura do tráfico, neguinho pinchado, freio de mão de viatura. É criminalizar de uma forma racista e preconceituosa algo que faz parte da construção da própria identidade, do ser jovem negro e favelado. Cabelo pintado? Não pode, é coisa de bandido! Certos tipos de roupas, adereços e acessórios? Não pode, é coisa de bandido! Certos gêneros e estilos musicais? Não pode, é coisa de bandido! Certas expressões verbais? Não pode, é coisa de bandido! Ter baile funk na quebrada e os menores curtirem? Não pode porque a PM chega jogando bomba e bala de borracha.

Então, o que resta nessa porra!? Abrir mão de ser jovem, da identidade e estética das periferias, entrar para a delinquência e virar logo bandido pra poder transgredir!? Que opções estão deixando para essa juventude fora a violência policial, o racismo e a cadeia ? Que porra é essa que vem acontecendo de o povo negro achar que lutar contra genocídio é somente ter um black e deixar o cabelo natural? Que moda afro é somente pano amarrado no corpo, tecidos africanos caros. O que esses meninos vestem é o que? Se isso não e resistência , empoderamento, eu não sei o que é!!!!

6 comments
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like

Sobrevivendo apesar da falta de amor: Empoderamento afetivo da mulher negra

O tema afetividade não alude apenas às relações conjugais, mas também às relações familiares e os laços de amizade. Todos esses aspectos carecem de estudos no que concerne à população negra. A abordagem da afetividade seja através de ações e práticas sócio-culturais ou educacionais é fundamental no processo de empoderamento e fortalecimento da auto-estima das mulheres negras.