[TW] Machismo; Misoginia; Racismo – Esse texto contém insultos e xingamentos, além de machismo explícito.
.
.
.
.
.
.
.
Com um intervalo de cerca de sessenta minutos, o ator e cantor Marcello Melo – atual campeão da Dança dos Famosos – postou duas fotos em seu instagram (@marcellomelojr) a fim de ridicularizar e expor duas mulheres negras. Até agora, dois portais noticiaram o que foi chamado de “acusação de racismo”, aqui e aqui.
Esse texto não está sendo escrito para os fãs incondicionais de Marcello Melo. Já tivemos as mais diferentes manifestações que provam faltar ainda um caminho longo, muito longo, para que essas pessoas saibam o que é racismo, e que ele se manifesta das mais diferentes formas, em expressões, em ações, em omissões, em piadas, em estereótipos, em privações. Esse texto não se dirige a eles porque, comprovadamente, estão todos cobertos pelo sagrado manto da ignorância. Mas é sempre muito relevante pontuar que eles são, em sua maioria esmagadora, brancos. Resumidamente, o que aconteceu foi que por volta de 17h dessa quinta-feira, o ator Marcello Melo postou essa foto em seu instagram
Com 7.164 curtidas até a meia noite de sexta-feira e 999 comentários, Marcello Melo vinha sendo elogiado, endossado, apoiado em sua brincadeira racista. Foi a primeira ridicularização de mulher negra que Marcello Melo começou naquela noite. Depois da manifestação contrária da advogada Laura Astrolabio, no próprio instagram do ator, pontuando o racismo na foto e na legenda, depois de os fãs de Marcello Melo achincalharem a mulher negra da primeira foto, o ator – provavelmente se sentindo intocável e com todo o suporte que recebeu dos incautos seguidores – confortavelmente fez um print do comentário de Laura (que, a essa altura, já estava perdido entre os quase mil comentários) e postou como foto em seu instagram. Era a segunda ridicularização e exposição de uma mulher negra que Marcello Melo começara naquela noite. O comentário de Laura estava ali pra quem quisesse ver, perdido, mas estava. A razão pela qual o ator destacou a fala da advogada deu-se única e exclusivamente para jogá-la aos famintos fãs que já o estavam defendendo.
Em sua página Status de Relacionamento, Laura publicou uma carta aberta ao ator manifestando sua indignação com todo o circo que já havia sido armado por ele.
Uma outra mulher negra (que preferiu ter sua identidade preservada), em solidariedade à Laura e revoltada com toda aquela exposição, manifestou-se em defesa da primeira e, em resposta, teve publicada em seu próprio instagram as seguintes respostas do ator: “Vai se fuder.!!! Otária feia pra caralho…” (sic) e “Se olha no espelho.. Só cuidado pra não quebrar.!!!”. Era a terceira exposição de mulher negra feita pelo ator global Marcello Melo.
Acontece que mexeu com uma preta, você mexeu com milhares delas. Muitas de nós foi pra cima do ator global Marcello Melo, em seu instagram, criticá-lo pelas postagens, pelas declarações (e, a essa altura, pela sua infeliz existência). O resultado? A quarta ridicularização da mulher negra da noite. No perfil da blogueira e arquiteta Stephanie Ribeiro, Marcello Melo escreveu “Ostentando o que ia…A falta de beleza, feiura!…Pelo amor de deus se olhe no espelho !!! Só cuidado pra não quebrar .. Vai tomar no cu”. (até às 01h da manhã de sexta-feira, Marcello Melo já tinha disparado um “mal comida” e “ninguém deve comer vocês” para outras três mulheres).
A essa altura, só conseguimos pensar em “inadmissível”, “inacreditável”, “surreal” para descrever essa enxurrada de machismo, misoginia e racismo partidos de um homem negro, cuja origem é humilde e encontra raízes na Baixada Fluminense e no morro do Vidigal. Apesar de saber o que é racismo e já ter sofrido com o preconceito, aparentemente Marcello Melo ignora que o racismo também atinge mulheres negras, que sofrem outros tipos de opressão, como a adequação a padrões de beleza socialmente aceitos. Claro, isso é parcialmente justificado quando alguém desfila com uma mulher branca ao lado que o chama carinhosamente de ”chimpz” (ou ”chipz”), abreviação de “chimpanzé”. Um negro sendo chamado de macaco… Procuramos a novidade. Marcello Melo não nega sua origem e ostenta sua criação na favela, mas não hesita um segundo em esculachar mulher preta. A mulher preta que não é padrão de beleza nem pra ele, diga-se de passagem.
O fato é que o global naturalizou a ridicularização da mulher negra, expôs com o intuito de ridicularizar ainda mais outra mulher negra que o criticou, e foi nos perfis pessoais de outras duas (até então) mulheres negras ridicularizá-las chamando-as de “otária” e “feia pra caralho”, porque elas foram defender uma irmã. Tudo isso sob aplausos de pessoas brancas, fãs do ator global, incondicionalmente apoiadores de homem machista. Respondendo à pergunta do início desse texto: é isso o que acontece quando não nos calamos.
É exatamente assim que a ideologia racista, machista e misógina funciona: ela não deixa que percebamos seu processo de naturalização dos sentidos – que não têm absolutamente origem nos sujeitos que os manifestam – mas que fala através desse sujeito racista, machista e misógino.
O ator global conseguiu reunir um par de dúzias de xingamentos machistas e misóginos e, até agora, ZERO argumentos para rebater com propriedade a reprodução de racismo do qual foi acusado. Do lugar-comum próprio dos que estão cegos por seus privilégios (sociais e de gênero, por exemplo), Marcello Melo acredita que mulheres que criticam o fazem por falta de um homem que as “coma”; sustentando um apelido de “chimpanzé”, Marcello Melo tenta atingir mulheres negras que o criticam chamando-as de “feias”; a todos os argumentos muito bem embasados para acusá-lo de racismo, Marcello Melo responde com um “vai tomar no cu”. Marcello Melo, retrate-se com todas as mulheres negras que você ofendeu. Retrate-se com toda uma comunidade de mulheres negras que são politizadas o suficiente para não passarem pano e apoiarem essa tua reprodução de racismo nojento! Retrate-se, desculpe-se pela sua misoginia racista. Aproveite e retrate-se por ser mais um homem negro que ascende socialmente e não se engaja numa luta antirracista que deveria ser sua também! Dá pra fazer isso desfilando com mina branca do lado e sendo ator da Globo. Isso não te faz menos preto.
39 comments
Com certeza ele se sente inferior no trabalho e em outras diversas situações. A feiura que ele procura atua como remédio. Mas a mulher da foto com certeza esta feliz.
No mínimo assustador o episódio. Mais até pela multidão que teve coragem de participar de um verdadeiro linchamento online de bullying contra as mulheres negras em geral que pela vergonhosa atitude do “ator”. Assustador também o silêncio de inúmeros meios de comunicação diante de uma violência tão chocante: se não fosse a autora do texto, eu jamais saberia do ocorrido. A mídia não cansa de me decepcionar (Globo incluída, claro). Daí a importância profunda desse blog.
Triste, muito triste a atitude deste ator. Exemplo de uma geração que se preocupa muito em ter fama e nem um pouco em adquirir conhecimento acerca da própria história.
Concordo plenamente com o comentário de Tamiris.
Enfim, nossa luta continua!
Acho que ele foi machista e infantil, não pensou nas consequencias de seus posts idiotas. É o que dar ficar compartilhando piadas imbecis. Mas não creio que tenha sido racista, como poderia sendo também negro e ainda mais, vindo de Comunidade? Um pedido de desculpas publicamente seria bem vindo, pois creio que ele ofendeu a todas as mulheres em geral com seus comentários machistas. Talento é bonito de se ver, mas educação é muito mais.
Marcelo kem? Kem é esse cara? Qual a relevância dele para a arte brasileira? Mais um cotista, felizmente minoria, q não soube aproveitar a oportunidade q recebeu para ascender intelectualmente. Veio do seioo do povo e não soube aproveitar nada da sabedoria popular. Foi para a globo e se tornou mais um idiota global por pura falta de base. Lamentável. Um fantoche, um palhaço, um retardado, um cidadão de segu da classe q nem o di heiro conseguirá recuperar, pelo contrário. Um ninguém. Somos negras, sim. Somos feias? Mas temos fibra, temos cérebro e dignidade. Coisas q ele e seus seguidores nem desconfiam o sejam.
Parabéns pelo texto. Me representou.
Axé!
#Salve-seQuemPuder – Deselegante a cena mas não sorri.
“Lamentável a cena: o Algoz e a Primeira Dama. Não sei se vou pro céu, sou fiel, sou Fidel, sou cruel, mas não tenho coração de papel. Pisou na bola, olha minha sola e o calcanhar de aquiles… Aí GOG, se o Bin Laden pega, fica ruim pro Alexandre Pires “Falhou, sujou, a bandeira brasileira envergonhando a America Latina inteira. Inocência, oportunismo, ignorancia da história, chorou nos braços de quem tem fama sem glória: Bush. É preciso ter cérebro, coordenação motora pra não cair na armação da maldita gravadora. Pra não financiar via Coca-Cola a metralhadora e nem desonrar, África nossa genitora…
[GOG falando…]
Então, não é de hoje que o nosso povo
aperta a mão do inimigo, vive na casa do opressor
Marrocos, Sudão, Mali ou Gana, Quênia, África.
Desimada por doenças com um mínimo
de bom senso estariam erradicadas.
Guantanamo, presos, prisioneiros, sem direito a julgamentos
trancafiados,a fome e a miséria habita.
América Latina, até quando? Simplesmente isso,
até quando o sofrimento parceiro?
Depende de você, hip hop sério
De verdade, Dexter, GOG
A fúria junta parceiro, segura
Assim que é, salve-se quem puder!!!
Idiota! como mulher,como ser hunano,me sinto extremamente ofendida,indignada com a postura desse imbecil. Espero que ele seja processado e punido para servir de exemplo. Mais um cujo “sucesso” subiu a cabeça. Uma vergonha!
Lamentável o comportamento do Marcelo. Que diferença do Denzel Washington e de outros grandes atores negros americanos, que são casados com mulheres negras e valorizam a sua raça .
Eu sou negra e feminista, porém, acho que as pessoas exageram nas coisas. Assim como a maioria de vocês, já sofri preconceito por causa da minha cor, mas então quer dizer que se a moça da foto fosse branca não ia ter problema nenhum? Não sou fã desse ator, mas em momento algum, ele a ridicularizou por sua cor, e sim pelo cabelo que acho que todos concordam que está “engraçado” e não por ser crespo, uma característica negra. SIMPLESMENTE pelo penteado. Acho que atualmente as pessoas enxergam só o que querem e quando querem. Vejo isso como uma brincadeira que qualquer pessoa já deve ter feito ou vai fazer. Ele por ser ator não pode fazer piadas pq está na mídia? E a liberdade dele, fica onde?
Negros são obrigados a casar com negras para defender sua cor? Onde está escrito isso? Eu não sou negra oficialmente se escolher uma pessoa de outra etnia para estar ao meu lado? Ao meu ver, isso é uma forma de preconceito! Cada um tem que ser feliz com quem achar melhor; branco, negro, amarelo, etc. Vamos dar uma segurada pessoal, e não achar que tudo e todos estão contra nós e que somos coitados e que ninguém pode falar nada que é racismo.
Seria uma oposição a casamentos interraciais que vejo aqui?
ser casado com negra não necessariamente faz de um negro melhor que o outro
Urhimmel e Marcus Antonio, vamos ler sobre a solidão da mulher negra?
Depois disso, prosseguimos no debate!
Axé!
obs: há outros textos em outros blogs também que ajudarão a elucidar a dúvida de um e a afirmação do outro.
http://blogueirasnegras.org/2014/07/11/sobrevivendo-apesar-da-falta-de-amor-empoderamento-afetivo-da-mulher-negra/
http://blogueirasnegras.org/2013/06/14/sindrome-de-cirilo-e-a-solidao-da-mulher-negra/
Talvez não tenha me expressado bem, não quis dizer que todo homem negro tem que se casar com uma mulher negra. Acredito que o amor não tem cor. O que quis dizer foi que ele, ao contrário de outros atores negros americanos, não valoriza a beleza da mulher negra. Os comentários preconceituosos dele me faz chegar claramente a essa conclusão. Ele foi extremamente grosseiro quando mandou a arquiteta negra se olhar no espelho e em tom debochado pediu para ela ter cuidado para que o espelho não se quebrasse. Espero haver esclarecido o meu comentário.
Sensacional texto, ou texto sensacional rs.
Conheço o Ator global apenas de vista, lá do Vidigal mesmo assim como os outros..x y z. Entretanto, ele assim como outros artistas de lá nunca causaram cenas iguais ou parecidas com ninguem. Sempre agindo com toda nobreza do mundo com TODOS!!
Entendo que, uma falta de cuidado imenso porém, tenha gerado tamanha repercussão, ja que, está a se falar de uma pessoa muito famosa, saindo vencedora recentemente de uma quadro muito artístico e com milhares de fãs. Uma atitude não raciocinada, impensada nas consequências. Sim pq ao chegar a este patamar é Imperioso ou imperiosissimo a necessidade de vigilância, internet é um local onde pessoas se falam, conversam e isso muitas das vzs sem se entenderem. Isso mesmo. O “sentimento”, de quem escreve é um, Quem o lê tem outro, e ai começa a briga,,,, quem jamais passou por uma dessas???
Agora tá gerado a continuação do carnaval. Grosseria de um lado, apoios idiotas de fãs, nada contra, mas são cegos mesmos e eu não tenho RP com ninguem
Um pedido de desculpas ficaria lindíssimo e assim não estragaria sua imagem meu caro e continue “Se Envolvendo” pq gosto muito rs
Fabiano Vida Longa.
O pedido de desculpas já era, Fabiano, ele já queimou sua imagem. A rede de tv que o acolheu, rapidamente lhe dará as costas, e ele vai ver o quanto isso lhe custará. Não é o tipo de coisa que se apaga de uma hora para a outra. Sou negra e não nutria nenhuma admiração especial por este artista mas, agora, nutro uma antipatia singular. Assim como eu, diversas pessoas se lembrarão deste episódio, e a ‘platinada’ não gosta de se envolver neste tipo de celeuma. Ele não é nenhum prata da casa, é cota e, como tal, pode ser substituído a qualquer momento. Perdeu, perdeu muito, mas vai aprender a se posicionar de forma ética.
Excelente esse texto! Ainda bem que você não só não se calou, como expôs seu ponto de maneira clara, precisa e muito eloquente! 🙂 Vou compartilhar!
Ótima matéria. Tinha lido sobre esse caso primeiro numa resvista da globo. Nessa revista omitiram todos esses comentarios horriveis que ele fez fazendo ele parecer vítima. Quando comentei o que li com um amigo meu ele me mostrou sua matéria. Você esclareceu tudo. Está de parabéns!
Com esta postagem entendi muito claramente o sentido da ideia: “O inimigo não seria tão poderoso, se não tivesse “gente nossa(negros)” concordando com seus racismo e intolerâncias contra nós…
Nem sei quem é Marcelo Mello, mas sem sombra de dúvidas é um imbecil. Concordo com tudo que foi dito no texto, é notável a falta de consciência e o excesso de arrogância e ignorância deste babaca que deve se considerar um Deus. Mas preciso apontar um erro cometido por vocês, o termo “champz” não tem nenhuma relação com a palavra “chimpanzé”, ele é derivado da palavra “champion” em inglês, ou melhor, da gíria “champ”, muito comum na língua inglesa. O termo é largamente usado na internet e nunca o vi sendo associado à palavra chimpanzé, aliás, sequer havia notado qualquer semelhança até agora. É de senso comum que o termo “champz” é derivado do termo em inglês “champ”, e não da palavra chimpanzé.
Cauê, a informação foi consertada. Não que justifique, mas no calor da emoção, acabei trocando uma letra por outra – que fez toda a diferença. De qualquer forma, a informação procede! O episódio foi no programa do Faustão, quando ele ainda estava participando do programa. 🙂
O pior é que na internet as pessoas acham que podem fazer o que quer (inclusive reprodução de discursos machistas, homofóbicos, misóginos, racistas) justificando o direito à livre expressão. E quando determinado conteúdo é problematizado logo nos chamam de feministas, feminazis, doidas ou extremistas. Principalmente quando vêm sob a forma de “brincadeiras” nos famosos memes…
Espero muito que o Marcelo se pronuncie publicamente com todo esse acontecido. Machistas, homofóbicos, misóginos, racistas, não passarão!
quero muito acreditar que tudo isso tenha sido uma outra pessoa que tenha se apoderado da conta do insta dele, lamentável, mas vejo que por parte do ator não teve nenhum posicionamento o que realça mais ainda a autoria desses comentários racistas e machistas… sinto muito Marcelo mas você caiu nas minhas considerações por você. Machistas, racistas, homofóbicos, não passarão!!
Aproveite e vá preso, porque isso é crime.
Champz é abreviação de champion (campeão, aquele que acerta todas). Lamentável a atitude do ator, mas é importante colocar a informação correta no texto.
Aplausos! !!!!!!
Inacreditável é que tenhamos esse tipo de problema a essa altura. ….
Ridículos e retrógradas essas pessoas que sãos capazes de produzir esse tipo de preconceito.
E para quem é negro e em algum momento se sentiu diminuido, lhes digo que sua e nossa história é linda é de luta, e para sempre será lembrada.
Se orgulhe dos seus antepassados. ..
Guerreiros lutadores! !!!!
Se fosse a noiva do digníssimo Marcelo Mello Júnior me sentiria extremamente envergongonhada.
obs:Já que gosta tanto de disseminar o preconceito contra sua própria raça perguntemos a ele como se sente quando o máximo que lhe dão sao papéis de marginal e malandro para interpretar, pensando bem… Esta de acordo com seu interior! !!!
Ótimo o post. E estou extremamente indignada com esse cara, que até ontem eu de forma ignorante gostava simplesmente pelo fato da minha mãe dizer que meu tio era fisicamente igual ao ator.
Só tenho dúvidas qnt a Champs ser abreviação de chimpanzé. Sempre achei que fosse algo como “parceiro”, um tipo de “abreviação” de Champion.
Parabéns, meninas! É isso mesmo não vamos nos calar!
caiu a máscara…
Muito bom o texto
Ele so esquece que ao ofender mulheres preta e achar que elas são “feia pra caralho” está também ofendendo a lutadora que o coloco no mundo.
Nossa, não tô acreditando, desceu 100% no meu conceito esse ator, que nojo.
Não Sei se vocês vão entender. Também não sei se quero ser compreendida. Mas nessas horas me dá vergonha de ser negra. Não por me sentir inferior “SÓ” pelo fato de NÃO competir em pé de igualdade por causa da minha cor. Ou por não me ver representada nas revistas, na faculdade, nas novelas, na academia, no curso de inglês, nos restaurantes, no aeroporto. Mas porque ainda vejo companheiros que continuam tão subservientes a um sistema que só suga e rouba o direito que a gente tem de ser reconhecido , respeitado e não ridicularizado. Até passa na nossa cabeça que ele também, coitado, é resultado desse sistema. Mas se o cara se nega a enxergar a própria história, só nos resta dizer: MIGO, ASSIM NÃO TEM COMO TE DEFENDER.
Por um mundo com mais Lázaros Ramos, Miltons Gonçaves e menos Marcelllos Melos.
Perdeu meu respeito e admiração. Uma pena, pois tinha tudo pra ser exemplo (considerando Sua história de vida contada pela mídia)
Gabi, concordo com tudo o que você falou, acho ridiculo qualquer tipo de preconceito ou julgamento, afinal não podemos julgar ninguém, seja pela cor da pele ou qualquer outra coisa, afinal somos todos feitos da mesma materia. Mas, uma coisa vem me incomodando um pouco na maioria dos casos em que vejo alguém criticando o racismo, porque em muitos casos, vejo que colocam todos os “brancos” em um mesmo saco, e isso também é um caso de racismo, mesmo que não seja um fator histórico como a questão racial, o fato de o próprio texto fazer questão de dividir o que é chamado de supostas duas raças, não seria uma maneira do racismo existir ainda mais? Mas, não sendo polêmica, queria apenas entender esse fato, pois mais uma vez, digo que concordo com o seu texto e este suposto ator deveria sofrer as consequencias cabiveis por lei. Apenas queria realmente entender, qual o ponto em um texto contra o racismo colocar alguma comparação com o fato de os fãs serem brancos ou não, por como disse, isso também é uma forma de racismo ou uma consequencia do racismo, Não querendo causar polêmica, queria apenas genuinamente entender o porque de sempre ver essa comparação, já que o principio de tudo, o racismo é julgar algum por sua raça, independente de qual ela seja, me entende?
Oi, Paula! Seu questionamento perpassa a questão do ”racismo inverso”. esse espaço de resposta é curto para dissertar sobre o assunto, mas aqui no blog mesmo você encontra textos ótimos sobre o assunto, e em outros espaços também. Joga “racismo inverso” no google e veja os textos produzidos por negros sobre o assunto.
Na real, racismo contra brancos não existe, porque nós – enquanto negros – não temos força nem social nem histórica para oprimir uma pessoa branca.
E quando eu falo dos brancos, ou ”coloco os brancos no mesmo saco”, na realidade eu não estou individualizando a crítica, mas sim entendendo os brancos como um grupo social que detém toda a sorte de privilégios. Não estou falando da minha amiga branca, ou do meu chefe branco, estou falando dos brancos enquanto conceito, enquanto grupo social. No mais, vamos trocando ideias, ok?
beijos e obrigada!
O que mais doi e ver que ele é negro!
Eu fico envergonhada pela falta de conhecimento político-social de muitxs artistas negrxs que deslumbra com a fama e os holofotes direcionados a alguns ‘iluminadxs’ e toda vez que esses artistas poderiam contribuir com o enfrentamento ao Racismo, usa dos mesmos métodos discrimintórios que o sistema racista nos faz passar todos os dias.
Talento? Para uma pessoa que só interpretou papéis machistas, agressor (nas duas novelas do Manoel Carlos) ele está praticando com a companheira-irmã-mulher-negra (somos vítimas todos os dias de ‘brincadeiras’ e do tal humor em nome dessa liberdade de expressão) neste caso Laura. Essa atitude nojenta, racista, desrespeitosa do tal ator talentoso Marcelo Mello Jr. nada mais é do que trazer para a realidade os papéis que interpreta.
A fama subiu pra cabeça!
RACISTA sim, e acho deprorável o homem negro associar nossa luta contra o racismo e enfrentamento ao machismo que nós somos mal amadas, que precisamos de machos, para nos ocuparmos.
Marcelo Mello Jr, ator talentoso que sabe que é negro (fez parte daquela campanha horrorosa somostodosmacacos) que não reconhece a luta do movimento negro para ter negrxs na TV.
E não ator talentoso, ato racista e machista não será apagado com vídeo de pedidos de desculpas, afinal você pode estar interpretando.
Vamos lhe mostrar com quantas negras se faz justiça com machistinhas e racistinhas como você.
Fica a dica!
Fora que ele só faz papel de marginal
e fica aí se achando
coitado
só mais um produto descartáveis da mídia
Compartilhando em todas as redes sociais